Arquivos por mês 27 de dezembro de 2018

Cursos EaD – Gratuitos do CPS

O Centro Paula Souza oferece diversos cursos livres e gratuitos com durações que variam de 6 a 40 horas, no formato de Ensino a Distância (EaD). São 14 opções de cursos: Arduíno, AutoCAD, Canvas, Design Thinking, Design & Photoshop, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mercado de Trabalho, Vendas, Mediação em EaD e cursos de idioma básico de Inglês e Espanhol.

Para começar a estudar, o interessado precisa apenas cadastrar-se e criar login e senha para acessar o ambiente virtual disponível na página de cursos livres a distância.



Inglês e Espanhol

Os cursos de idiomas em Inglês e Espanhol são os mais recentes dentro da plataforma, que constantemente recebe novas opções de cursos gratuitos, de altíssima qualidade.


Arduíno

Já no aspecto técnico o curso de Arduíno é o mais recente. Com duração de 30 horas, e divididos em quatro módulos, apresenta um passo a passo para a realização de experimentos com o dispositivo. Abordando desde os componentes do hardware e sua linguagem de programação, até as aplicações e o projeto final. É incrível!



Você sabe o que são MOOCs ?

O MOCC é um Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC). Um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. MOOC é um desenvolvimento da área de educação a distância, tornando-se um símbolo de uma era de aprendizado flexível e acessível.

Os MOOCs são vistos como uma forma rápida, barata e prática de se atualizar para os desafios e demandas do dia a dia. Mas um curso em um MOOC não vai substituir um MBA ou uma pós-graduação. E nem é sua finalidade. Tampouco vai fornecer uma trajetória de ensino linear. Com tantas ofertas disponíveis e acessíveis, esses cursos mostraram-se uma boa opção para o profissional ir desenvolvendo habilidades ao longo da vida, de forma contínua. Dentro dessas plataformas, é o aluno que precisa buscar o que quer estudar, montando como bem quiser o seu roteiro de aprendizado. E é neste ambiente que é oferecido os cursos ( AutoCAD, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mercado de Trabalho e Vendas) do Centro Paula Souza.



Você sabe o que é EaD?

A Educação a Distância é uma alternativa cada vez mais procurada por quem busca por ampliar seus conhecimentos, porém faltam tempo e recursos financeiros para os custos. Com a vantagem de permitir ao aluno fazer a sua própria agenda de aulas, o Centro Paula Souza oferece nessa modalidade seis opções de nível técnico (Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Informática e Secretariado), MBA, EJA Ensino Médio e cursos livres.

O EaD vai ao encontro da facilidade que as novas gerações têm em relação às tecnologias de informação, permitindo maior autonomia de aprendizagem, gestão de tempo e flexibilidade.

Conheça os cursos a distância do Centro Paula Souza: Cursos técnicos semipresenciais e online



Cursos Oferecidos na Plataforma MOOC do CPS

Você que já conhece a estrutura e qualidade dos cursos oferecidos nas Fatecs e Etecs, agora poderá continuar a aprimorar seus conhecimentos com os cursos oferecidos na Plataforma de MOOCs do CPS durante suas férias ou preparação para os processos seletivos das instituições. Aproveite para melhorar e qualificar ainda mais o seu currículo.

Você sabia que o CPS tem um curso online gratuito sobre felicidade? Trata-se de um curso a distância, com duração de 12 horas, que ajuda o aluno a fazer uma autoavaliação sobre situações geradoras de felicidade.
Para tanto, serão trabalhados temas como: Psicologia Positiva, Forças e Fraquezas, BemEstar, Vida Plena, Socialização, Relacionamentos, Equilíbrio Pessoal, Felicidade, entre outros.



Certificado de Conclusão

É possível realizar o curso com certificado ou sem certificado. Apenas o curso de AutoCad não é possível.

A) Com Certificação

Entre as aulas, são disponibilizadas questões autocorrigíveis – resultado imediato. Para que o aluno avance nas lições e nas aulas, estas questões devem, obrigatoriamente, ser respondidas. Após finalizar toda as aulas, o cursista terá como última atividade uma avaliação on-line e, assim que terminá-la, passará ter direito ao certificado equivalente ao número de horas do curso em que realizou.

B) Sem Certificação
Há uma sequência de aulas interdependentes, que se tornam mais complexas à medida que o curso avança. Entretanto, dependendo do repertório do aluno, ele pode somente escolher o tema que deseja aprender, revisar ou aprofundar, sem que seja necessário acessar os materiais anteriores, realizar exercício ou participar da avaliação on-line.


Conheça este, e os demais cursos oferecidos e adicionados na Plataforma acessando o link: http://mooc.cps.sp.gov.br/


Abraços,
Gregorio de Almeida Queiroz



Conheça os de mais conteúdos relacionados a “Educação”
Gregorio de Almeida Queiroz

Conhecendo o Gregorio – Idealizador da Calculadora Fatec e Fatec.Club

Ainda não fomos apresentado. O objetivo desta interação é fazer uma apresentação sobre quem sou, o que eu faço e porque público contéudos sobre as Fatecs e o Vestibular da dita cuja. Mas antes, deixa agradecer a sua confiança em participar desta iniciativa e que espero que esteja sendo de grande utilidade para seus objetivos.

Tenho compartilhado os contéudos na área destinada do Fatec.Club a um bom  tempo, desenvolvo materiais que acredito serem essenciais aos interessados no Vestibular da Fatec neste espaço e no canal do youtube, assina lá caso ainda não seja inscrito. Sinceramente, candidatos quem vem acompanhando e praticando as informações para seu preparo, tem compreendido melhor o vestibular da Fatec e suas particularidades. Como estavámos em época de preparação para o exame, optei por deixar este momento de apresentação para uma ocasião mais oportuna, justamente para não desviar o seu foco ou atrapalhar o planejamento.

Nesta postagem compartilho as motivações e embassamentos contidos nos materias que desenvolvo, como: dicas, técnicas, informativos e ferramentas.

Meu nome é Gregorio, estou com 27 anos e moro na cidade de Sorocaba, aproximadamente 100km da capital. A partir de agora, contarei uma parte da minha vida e o que me fez chegar até aqui, neste exato momento, escrevendo este conteúdo para você, discutindo sobre educação e instituições de ensino superior, no caso Fatec.

O gosto pela escrita não foi uma habilidade desenvolvida na minha infância, na verdade trocava as mãos pelos pés. Isso mesmo, eu sonhava em ser um jogador de futebol, talento eu tinha para isso, mas apenas isso não era suficiente. Como meu sonho era chutar bola pelo resto da minha vida, livros, cadernos, escola e exercícios eram o meu tormento e desnecessários. A guinada aconteceu quando troquei Itararé por Valinhos, cidade próxima da grande Campinas.

Não preciso elucidar ou endosar a falha no processo educacional que assola as escolas públicas do País. Mesmo tendo a prática do estudo como inimigo declarado me achava espertalhão, mas tudo tem o seu  tempo, até para os espertalhões.

Meu choque de realidade aconteceu quando continuei os estudos na escola Prof. João Leme do Prado em valinhos. Passei minha 8ª série, inteira, de recuperação, meu Pai, Sebastião de Oliveira Queiroz, era professor de Português daquela instituição, a pressão era ainda maior, tanto para mim quanto para ele. Como assim filho de professor de recuperação?!  E ainda havia o agravante que era um bicho do mato. Bicho do mato só sabe que é do mato, quando saí do mato. Era muito introvertido e envergonhado. Foi um ano bem difícil mas que precisou ser superado.

Prosseguindo com o relógio do tempo, meu próximo paradeiro foi Mairinque, isso mesmo, mais uma mudança de cidade, na verdade já havia acontecido outras vezes,  porém rápidas entre campinas e itararé. Desta vez, comecei a estudar na escola Lellis Ito, já estava acostumado com  as mudanças e sem apego ou necessidade de marcação de território. Era eu, um jovem de 15 para 16 anos atoa e sem perspectiva de futuro, parece dramático e melancólico mas não havia encontrado nada que me fizesse sentir bem quanto o futebol me fazia.

Meu Pai, uma tarde após o trabalho, retornara pra casa contando uma novidade. Havia me inscrito em um curso técnico. O que seria isso?! Com uma explicação simples e de poucos detalhes, confidenciou que escolheu o curso que acreditou que tinha mais o meu perfil, e era informática?!

Um parenteses, é uma situação engraçada porque nunca havia mexido com um computador, na verdade em minha compreensão aquilo era uma passatempo fútil que não me atraia e muito menos empolgava.

Como diz o sábio ditado popular moderno: “Sabe de Nada Inocente”

Para conseguir fazer este curso, era necessário ser aprovado em um Vestibulinho, uma prova de conhecimento gerais concorrendo com os demais candidatos interessados naquelas 40 vagas. Após realizado o exame, fui classificado e matrículado no Curso Técnico em Informática na Ete São Roque. Pois é, antes de adiconarem o C para combinar com a irmã mais velha FATEC, era assim que chamavam as Escolas Técnicas administradas pela autarquia do Centro Paula Souza (CPS).

Uma das minhas primeiras experiências não foram das mais agradavéis. Em uma aula inaugural do laboratório, os alunos eram posicionados em duplas nas bancadas com um computador a disposição. Fui um dos últimos a entrar, sentei na última máquina disponível. Durante a explicação e a introdução da aula dada pelo Professor, indaquei ao meu novo colega, o que era aquele objeto na mesa utilizado com as mãos. Sério, eu levo a crer que ele achou que eu estava tirando (pregando uma peça) um sarro dele; então, ele me devolveu: “É para passar aqui: apontou para a tela”. Sim, isso que você está imaginando aconteceu, eu passei o MOUSE no MONITOR.  Algumas coisas marcam né?! Isso aconteceu em 2007.

Mas a minha aventura estava apenas começando. Tive muita dificuldade no início do curso. Tinha uma disciplina chamada “Lógica de Programação” que se aprendia Algoritmo, Fluxograma, Pseudo-Código, sério, estava mais perdido que cego em tiroteio.

Diante de tudo isto tomei uma importante decisão, como não tinha um computador disponível em casa e não tinha condição de ter até então, fui até a coordenadora do curso, justificando a minha decisão pela desistência no curso. Como orientadadora, ela propôs, o que hoje é conhecido e institulizado na escola como programa do aluno monitor voluntário.  Voluntário significa que irá realizar algo e não vai receber salário por isso, srsrs. Naquele momento, troquei a última janela de tempo disponível, a noite, para alcançar o conhecimento que meus demais colegas de sala já tinham.

Basicamente minha função como aluno monitor era cuidar do laboratório de informática, atender as demandas dos alunos e interessados e suporte ao professor. Para alguém fazer isso, espera-se que tenha  o minímo de conhecimento para transmitir, e eu não tinha absolutamente nada. Era uma caixa vazia.

Ignorância e Ego ferido, por falta ou insuficiência de conhecimento, também poderá ser a semente da  libertação.

Incomodava a quantidade de “NÃO SEI” expelida para as perguntas que recebia. Optei por trocar o não sei por  “só um minuto, vou checar.” Aquilo me permitiu aflorar minha curiosidade e interesse pelos mais diversos assuntos. A aula ensinada durante meu curso regular, eu resolvia novamente o exercício a noite quando o laboratório estava vázio. E quando tinha aula no laboratório, prestava atenção como se fosse parte daquela turma, aprendia como os demais alunos dos outros cursos. Havia sede por aprender dentro de mim. E quando percebido que os alunos começaram a me enxergar e respeitar como uma extensão do professor, aquilo me bateu um orgulho.

Mesmo assim, durante esta fase, ainda me inferiozava em relação aos demais colegas de curso. Era inconsciênte. Um tempo depois, me aproximei de duas pessoas incríveis e que são meus grandes amigos até hoje. O Adailton e a Lucilene. Eles me ajudaram a virar a chave. A chave da transformação.

Era o caçula do trio. Aprendi muitas lições com ambos. E a Lucilene me ajudava muito com a minha desenvoltura e ganho de confiança e exposição em apresentações de trabalhos, podemos dizer que foi minha primeira mentora.

Em época de último semestre, era necessário desenvolver o temido TCC  – Trabalho de Conclusão de Curso – nossa proposta era desenvolver um sistema para controle de pizzaria, mas em meio a este desafio, nos permitimos a participar de outro também, a feira de tecnologia ds Etecs e Fatecs, promovido e organizado pelo Centro Paula Souza (CPS).

Mobilizamos a escola em torno de um evento organizado pelo CPS, a FETEPS, era a segunda edição daquele evento. A proposta permitia que alunos das intituições ETECs e FATECs participassem com algum projeto de impacto para a sociedade.

Percebendo o agravante do descarte incorreto e acúmulo de equipamentos eletrônicos e computadores dentro da instituição, propusemos a discussão do assunto e a revitalização de computador que até então eraum amontoado de lixo eletrônico em algo útil e utilizável. Um computador reciclado. Mas, antes disso queríamos fazer as pessoas perceberem o problema do impacto ambiental relacionado ao lixo eletrônico, com isso criamos o Museu do Computador na Etec de São Roque em 2008.


O ambiente foi contruído com caixinhas de leite que foram arrecadadas na instituição com apoio dos demais alunos. As caixinhas foram utilizadas como mural para colagem de materiais e eletrônicos, e como estrutura para as paredes que construímos neste mesmo formato para as divisórias do espaço.


Havia muita variedade de recursos eletrônicos, engrandecendo o Museu do Computador da ETEC São Roque.

A ida a Feteps de 2008 não foi apenas um marco na vida de cada um de nós mas também para a instituição. Fomos os primeiros alunos a ecoar o nome da escola a outros horizontes. Foi uma baita responsabilidade, que foi cumprida com sucesso.

Este foi no stand de apresentação e divulgação do nosso projeto. Neste espaço, contávamos a outros alunos de Etecs e Fatecs a proposta do nosso trabalho e sua elaboração. O Projeto foi muito bem avaliado e com menções para a continuidade.

Observa-se que pela minhas vestimentas: roupa surrada e repetida era parte do meu estilo de jovem rebelde, ainda usava minha camisa de clube de futebol Clube Atlético Paranaense/Fronteira. Ah, agora é Athtletico  Paranaense.

Ter entrado naquele curso técnico, colocado a prova, desafiado, subestimado, dar a volta por cima e conseguir concluir o curso me fez provar um gostinho de quero mais.

O meu próximo objetivo já havia sido definido: Fatec Sorocaba, com o curso Análise e Deesenvolvimento de Sistemas, porém diferente do curso técnico este já fazia parte de um curso de graduação. Para ingressar nesta instituição renomada, era preciso realizar um exame de Vestibular, em um grau de dificuldade muito maior que o vestibulinho. Em minha primeira tentativa, fui mau sucedido, fiquei muito longe da lista de classificação. Na verdade, havia subestimado, achei que já era bom suficiente para passar, dispensando estudos necessário para o preparo prévio. Em meios as frustrações, ocorreu mais uma mudança de cidade, mudei para a cidade de Sorocaba.  Na cidade, também tinha ETEC, na ocasião tinham 2 escolas: Rubens de Faria e Fernando Prestes. Em época de abertura de inscrições para o vestibulinho, um curso me chamou atenção. O curso Técnico em Informática para Internet, era basicamente um aprofundamento do que eu havia realizado em São Roque. Apesar de não ter experiência para justificar de fato a escolha, uma intuição mostrava que a Internet seria uma onda tecnológica evidente para o mercado de trabalho do futuro. Nem preciso apontar fatos que me atestam, rs.

Assim como na primeira vez, fui aprovado no vestibulinho e comecei a realizar o curso. O foco do curso, conduzia para aprendizagens de tecnologias e linguagens de programação mais sofisticadas para desenvolvimento na internet como HTML, PHP, C#, Java, etc. Mas, para ser sincero,  foi difícil acompanhar. Em meio a curso técnico, tentei novamente FATEC e mais uma vez sendo reprovado porém desta vez fiquei mais próximo da lista de classificação, eu vibrei por esta mini-conquista. Precisa esforçar mais um pouquinho. Para a terceira tentativa, decidi me dedicar, paguei um cursinho pré-vestibular e comecei a ler e interagir tudo sobre a prova e percebi que na FATEC existia situações peculiares, você já deve ter percebido quais são lendo os outras postagem reservado neste espaço. Aproveitei desta análise e do aprendizado do cursinho realizei mais uma vez o vestibular, já era a 3ª tentativa, e desta vez com a aprovação no Vestibular FATEC, inclusive com uma pontuação expressiva.  Em paralelo a isso, iniciava meu curso na Fatec de manhã, me deslocava para meu curso técnico a tarde, estava no último semeste, e a noite eu trabalhava como Garçom. Nesta época só morava eu e meu irmão em Sorocaba.

Uma observação, trabalhar como garçom foi de extrema importância para meu desenvolvimento pessoal, o embate que ainda era evidente de um jovem com dificuldades em se expressar foram aos poucos ficando para trás com as atividades necessárias para o perfil do trabalho.

E, não se pegue por este conceito, mas eu detestava desisitir de algo, acreditava que com  a desistência abriria mão de algo que estava a procura. Eu sempre concluía o ciclo de qualquer coisa que me comprometesse a fazer, isso se tornou um hábito.

Conhecendo o meu histórico da aprovação da Fatec, colegas e amigos começaram a me pedir dicas e sugestões de como se preparar para aquela modalidade do vestibular, e dentro do meu blog pessoal comecei a iniciar um trabalho sem perspectiva de apoio a estas pessoas, a Calculadora Fatec.

https://gregmaster-queiroz.blogspot.com/p/calculadora-fatec.html

Audiência e procura para utilizar o recurso, CALCULADORA era constante em época de vestibular, normalmente Junho e Dezembro.

Como já estava estágiando na própria Fatec Sorocaba e quase acabando o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, já era capaz de desenvolver uma página na internet e disponibilizar aos candidatos uma versão melhorada e mais harmônica para atender o interesse do público.

O curso Análise e Desenvolvimento de Sistmas foi maravilhoso, em meio a muitas dificuldades, conciliar todas as obrigações acadêmicas e pessoais foi desafiante esclarecedor.

Me conhecendo, sabia que eu não iria querer realizar um TCC para cumprir tabela, aquele que você só faz o mínimo para a conveniência da nota. Decidi desenvolver uma plataforma para auxiliar a tramitação do início dos TCC, o processo de idealização e consistência. O nome do projeto era TGMaster.

Modelo conceitual e fluxo do Projeto. A metodologia aplicada para validar a pesquisa baseiava-se em WorkFlow.

Confira a demonstração do projeto com o vídeo a seguir:

A continuação deste projeto era o desenvolvimento de uma aplicação para auxiliar os estudantes de graduação, formatando automaticamente os trabalhos nas normas exigidas pela ABNT, só quem chega nesta fase entende o terror que são as normas ABNT. O Formatador TG, consulte a matéria no Catraca Livre ou no blog que trata do assunto na íntegra. Este estilo de pensamento para solução de problemas e condução do modo de executar foi me revelando uma paixão por empreendedorismo.

Nesta fase, antes mesmo de concluir a graduação já estava trabalhando na área, solidificando o conhecimento obtida na acadêmia e tendências do mercado de trabalho. Seis meses, foi o tempo que aguardei para retomar os estudos, prestei o Vestibular Fatec novamente para o curso Sistemas para Internet. Estava convicto da expansão da área de tecnologia com a formação complementar em web. O curso foi esclarecedor para direcionar como especialista na área e propor uma melhora na proposta da Calculadora Fatec, deixando de lado a simplicidade para entrar de vez na essencialidade dos vestibulandos. A primeira versão da ferramenta foi apresentada como trabalho de conclusão de curso.

A base conceitual consistia em Análises de Dados Preditivas.

Através das ferramentas de análises de séries históricas, armazenadas em um banco de dados, permitem aos analistas, condições de prever o que irá acontecer levando em consideração todos os parâmetros e variáveis que influenciam nos resultados. Dentro deste cenário respondemos a seguinte pergunta: “O que vai acontecer? ”. A análise preditiva ajuda a entender por que as coisas aconteceram, e o que é mais provável de acontecer em seguida (PUGET, Analytics Landscape, 21/09/2015, trecho readaptado).


O medo em falar em público foi transformado em paixão, possibilitando através dos conteúdos solidificados, transmitir e inspirar novos jovens as possibilidades e oportunidades que se apresentam.

Um hábito que se tornou corriqueiro foi a continuidade nos estudos, já fiz mestrado e pós graduação, mas estes eu não concluí, não dei continuidade. No caso do mestrado em computação, era jovem, não havia passado por experiência e acontecimentos essenciais para um bom profissional, não queria me tornar o professor que eu reclamava em aula. Diplomas sem significados de prática. A pós-graduação, eu concluí todas as etapas, inclusive o TCC, porém não entreguei. Basicamente o curso, Aplicações em Web, pouco representou no conhecimento, apesar do nome ser atrativo a realidade foi um nível bem inferior ao que estava acostumado e muito pouco desafiante. Mas, atualmente sou aluno de Engenharia da Computação na UNIVESP, curso totalmente EaD – Ensino a Distância. O nível do curso é excelente, desafiador, altissíma qualidade e muito exigente, não sei dizer se é recomendado para calouros de primeira graduação. O bacana é que a UNIVESP é também administrada pelo CPS, inclusive alguns cursos que eram oferecidos de maneira EaD na Fatec serão oferecidos na UNIVESP.

Encaminhando para o fim, o Fatec.Club, foi uma iniciativa percebida neste ano de 2018 para colaborar de uma maneira mais incisiva com os candidatos e interessados no Vestibular da Fatec. Além da sessão de conteúdos, que foi desnvolvida para fornecer um ambiente de consulta e informações, já que as que estão disponíveis na web em muita das vezes são simplórias, contam o óbvio e duvidosas ou confusas, também é oferecido um trabalho de acompanhamento para candidatos que desejam ser mentorados por mim e desejam ter suas chances em aprovação expandidas. consulte o material dedicado para verificar se a Mentoria é para você.

Espero que tenha apreciado o nosso bate papo de hoje e tido a oportunidade em me conhecer melhor. Espero sucesso em suas escolhas e se a Fatec faz parte deste processo, conte comigo, com a Calculadora Fatec e Fatec.Club.

Grande Abraço,

Gregorio de Almeida Queiroz


Redes Sociais

Perfil Facebook 

Canal do Youtube

Página Calculadora Fatec Facebook

Grupo Calculadora Fatec Facebook

Grupo WhatsApp

Site Calculadora Fatec

Site do Fatec.Club

[DICAS] Plataforma Calculadora Fatec: Calculadora

A Plataforma Calculadora Fatec é um ambiente exclusivo para os vestibulares da Fatec. Conheça mais sobre as Fatecs, clicando neste link – Fatec – O que é?.

No ambiente da plataforma, o candidato tem acesso as informações sobre os cursos, instituições, demandas e a ferramenta de cálculo, fornecida gratuitamente pelo Gregorio da GregMaster.

O conteúdo preparado é destinado aos interessados nas instituições FATECs e interessados nos detalhes da ferramenta de cálculo, inclusive como utilizá-la.

A Calculadora Fatec, é uma ferramenta de cálculo para compor a nota alcançada no exame ou nos simulados da FATEC. É importante destacar que:

  • é baseada nos critérios, regras e características do vestibular FATEC, definidos no manual do candidato;
  • o candidato é responsável pelos parâmetros do cálculo;
  • a nota originada do cálculo, apesar de representar a composição no manual do candidato, ainda sim trata-se de um cenário de estimativa;
  • revisada semestralmente;
  • é gratuita.

Para utilizar a ferramenta de cálculo basta acessar o link: https://calculadorafatec.gregmaster.com.br/calculadora.html


A área principal é dividida em duas partes, orientada no lado esquerdo (primeira parte) é a calculadora e do lado direito informações e orientações de uso (segunda parte).

Conheça com detalhes a área de cálculo:

Logo no primeiro bloco, é necessário informar o número de acertos de Questões de Peso 1 e de Questões de Peso 2. Se você desconhece esta informação ou não sabe qual é a sua importância, recomendo que leia este material – Matérias de Peso 2. Neste momento é importante saber que existe limite máximo para o número de acerto para ambos os casos. Para acertos de questões de peso 1 o máximo é 44 e para questões de peso 2 são 10.

A seção seguinte, pede-se a informação de uma nota estimada para a redação, lembrando que a nota atribuída a redação é de 0-100 pontos. A pontuação média percebida por análise técnica da Plataforma Calculadora Fatec registra entre 50-60 pontos. Para mais detalhes em como se aproveitar da pontuação da redação, acesse o guia completo e passo a passo para produzir uma redação bem avaliada e de alto impacto nos vestibulares da FATEC –[EXCLUSIVO] 10 Atributos Fundamentais Para Uma Redação Bem Avaliada e de Alto Impacto No Vestibular Fatec

O campo nota do ENEM, é uma informação que gera confusão e apreensão entre os candidatos. De maneira resumida, a nota do ENEM não é somada a nota final obtida e sim substituída, em caso de nota inferior na prova objetiva, parte das questões, da FATEC. Vale lembrar que, para ter a possibilidade de utilizar este recurso, o candidato deverá informar no ato de inscrição para o exame vigente o número do ENEM que realizou, podendo ser de até 3 anos antes. Para preencher corretamente este campo, o candidato deverá informar a média das pontuações obtidas no ENEM, para isso é necessário ter acesso ás informações.  E para o preenchimento da nota, a nota mínima permitida é 200 pontos e o máximo 1000 pontos.

Por último, vamos para seção de Pontuação Acrescida, que é um fundamento interessante para os candidatos interessados no vestibular. Vale lembrar que para o item: Escolaridade Pública – o candidato precisa ter cursado, de maneira integral, o ensino médio em instituições públicas de ensino e mesmo que tenha sido beneficiário de bolsa de estudos em uma escola particular, não poderá usufruir deste benefício. A soma máxima da pontuação acrescida pode chegar até 13%, sendo 10% para escolaridade pública e 3% para declarantes de afrodescendência.

Com as informações de cada seção, informada de maneira correta, basta clicar no botão CALCULAR e a nota estimada será informada imediatamente.


A área de detalhes e informações é importante ser lida e compreendida. Para acessar cada item, basta clicar no cabeçalho de cada aba.

A aba COMPOSIÇÃO DA PROVA, detalha a estrutura do exame de vestibular, tanto quanto a quantidade de questões, peso e a redação.

A aba REGRA DE CÁLCULO DA NOTA FINAL DA PROVA, desenvolve o procedimento e método de cálculo necessário para chegar-se na nota final do candidato. Literalmente, este procedimento acontece dentro da ferramenta da Calculadora.

Quem Pode Utilizar a Calculadora?

Qualquer interessado nos cursos da instituição ou quem está em processo de preparação para o Vestibular FATEC.

Qual é o Perfil de Usuários da Ferramenta?

São classificados em 3 categorias basicamente: pré-vestibular, pós-vestibular e estrategistas.

  • Pré-Vestibular – É o tipo de uso ideal, onde o candidato antes de realizar o exame, conhece e aprende tudo sobre como realizar a prova e inclusive participa do grupo de whatsapp;
  • Pós-Vestibular – Candidato que passa a conhecer a ferramenta devido a buscas em sites de pesquisas e na internet em geral. Seu intuito é aferir e calcular a nota obtida na prova. É uma situação bacana por gerar um certo conforto em relação ao seu rendimento, porém se conhecesse a ferramenta antes, poderia melhorar algum ponto na sua forma de resolver a prova.
  • Estrategistas – É o perfil ideal para quem deseja ser aprovado no Vestibular Fatec. Este candidato além de estar ciente do formato e estrutura do processo seletivo, tem o conhecimento também das informações úteis, como a nota de corte das edições anteriores, sendo possível fazer um comparativo e projeção, para o preparo dos estudos para atingir o objetivo e estratégia alinhada dentro do vestibular. Conheça tudo sobre as notas de corte e sua importância neste material – Nota de Corte – Tudo o que você precisa saber – O Mapa do Maroto.

A mensagem ficou um pouco extensa, porém válida sua leitura na íntegra, compreendendo as informações e detalhes fundamentais para o melhor aproveitamento do uso da ferramenta de Cálculo.

A ferramenta Calculadora Fatec é muito importante por colaborar e ajudar neste período de preparação do candidato e pós realização do processo seletivo, o estado emocional dos candidatos. O resultado oficial dos vestibulares da Fatec é liberado em média 30-35 dias após sua realização, e infelizmente a ansiedade, medo e insegurança passam a ser frequentes nestes dias em espera dos candidatos.

Peço a sua ajuda como um amigo da Calculadora Fatec para tornar-se um multiplicador desta mensagem e que futuros candidatos tenham conhecimento destas importantes informações e detalhes para o seu preparo.

Curta e Acompanhe a nossa página no Facebook

Assine o nosso canal no Youtube

Participe do nosso grupo do WhatsApp e do Facebook

Grande abraço,

Gregorio de Almeida Queiroz

[DICAS] Plataforma Calculadora Fatec: Matérias de Peso 2

Você sabe o que são as matérias de peso 2 do Vestibular FATEC?

Estrutura da prova do Vestibular

A prova da FATEC é composta de 54 (cinquenta e quatro) questões. Cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), sendo:

  • Cinco (5) questões relativas a cada uma das oito (8) disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), num total de 40 (quarenta) questões;
  • Cinco (5) questões com a finalidade de verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato;
  • Nove (9) questões que proporão a articulação de conhecimentos das disciplinas de Ensino Médio, para a solução de situações-problema.
  • Oito (8) conjuntos de questões terão peso 1 (um) e 2 (dois) conjuntos terão peso 2 (dois)

Para cada curso oferecido na FATEC possuí duas disciplinas de peso 2, então não é um fundamento genérico. Você precisa saber qual são as matérias diferenciadas para a sua escolha de curso.

E, um fato importante em relação a isso é por conhecer com detalhes a estrutura das instituições das FATECs e do exame seletivo, oriento os candidatos a dedicarem com maior empenho nestas disciplinas devido a ser o conteúdo base de todo o período de graduação além de potencializar sua nota no exame, tendo para cada acerto nesta disciplina o valor dobrado.

Conteúdo base – Área de conhecimento principal no qual o curso está inserido.

As matérias de peso 2 não servem apenas para o processo seletivo

O que isso significa? – Significa que se Matemática e Raciocínio Lógico tiverem este peso diferenciado, seu curso será concentrado e focado nestas matérias. Então, além de estudar para realizar o exame do vestibular, estará se qualificando para as matérias bases do seu curso. Literalmente é um custo benefício.

Além de que, no caso de as notas finais serem iguais entre os candidatos no processo seletivo, o desempate ocorrerá, prevalecendo a maior nota resultante da soma das notas obtidas nas matérias com peso 2.

Você sabe qual são as matérias de peso 2 para o seu curso?

Existem duas maneiras de obter esta informação.

A primeira é acessando o site do Vestibular Fatec e dentro do Manual do Candidato, localizar o curso desejado dentre todos os listados e ver qual são as disciplinas correspondentes.

Ou, a qual eu indico, utilizar o recurso da Calculadora Fatec – Matérias de Peso 2. Basta pesquisar o nome do curso na barra de pesquisa da ferramenta e verificar a informação. É supersimples, não acha?!

Convido você para assistir este vídeo para complemento desta informação sobre as matérias de peso 2.

Abraços,

Gregorio de Almeida Queiroz


Confira as demais postagens sobre o “Vestibular da Fatec”

[EXCLUSIVO] 10 Atributos Fundamentais Para Uma Redação Bem Avaliada e de Alto Impacto No Vestibular Fatec

O conteúdo a seguir, se bem aplicado, te ajudará a obter um acréscimo de até 4 pontos na sua nota final do vestibular da Fatec. Então, preste atenção neste material e pratique!

Essa estratégia é um dos fundamentos abordados e desenvolvidos na  mentoria Fatec.Club -programa de preparação que turbina as chances de aprovação do candidato no vestibular Fatec.

Receba este material como o seu presente de natal adiantado!

Você já deve saber que a estrutura da prova da Fatec é dividida em 2 partes, a parte objetiva, com 54 questões e, uma proposta de redação. A nota da redação fica entre 0 e 100 pontos, equivalendo a 20% da nota final do candidato, ou seja, se não levado a sério, prejudicará todo o seu desempenho na prova.  Percebemos, através de analises e pesquisas desenvolvidas pela Calculadora Fatec, que a média dos candidatos na redação está entre 50, 60 pontos. Isso mesmo, estou falando aqui, de POTENCIALIZARMOS suas chances para 70, 80 pontos. 

Fique comigo e tome nota.

Antes de evidenciar os 10 atributos essenciais que você deve considerar durante o seu preparo, farei uma retrospectiva dos temas já cobrados nos exames desde de 2009 até hoje.

TEMAS DAS PROPOSTAS DAS REDAÇÕES

2009 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Redija um texto dissertativo em que você discuta a idéia da proibição como forma de se organizar uma comunidade e os efeitos disso na vida dos cidadão

2009 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Aprender e Ensinar – Novas Formas de Conhecimento na sociedade atualOs jovens podem ser bons professores?


2010 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Redija um texto dissertativo em que você discuta a aproximação entre Brasil e Estados Unidos e o efeito disso para os brasileiros.

2010 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo.

TemaRedija um texto dissertativo em que você discuta sobre o tema: Internet − fonte de alienação ou de articulação social?


2011 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

TemaO papel da mulher na sociedade: independência ou morte?

2011 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Aspectos positivos e negativos do futuro


2012 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

TemaElabore uma redação dissertativa sobre a relação entre a amizade e o papel das redes sociais na vida moderna

2012 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo.

TemaCom base nas ideias dos textos apresentados e na concepção de zen, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema: Ações tolerantes, construção de uma nova sociedade.


2013 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Fazendo uma reflexão sobre o atual mundo do trabalho, redija um texto dissertativo sobre o tema:  Adequação do perfil dos profissionais a um mercado de trabalho que vem sendo, gradualmente, ocupado por robôs.

2013 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Reflita sobre as informações dos textos e redija um texto dissertativo sobre o tema: Boa aparência: critério justo ou injusto para a contratação de profissionais.


2014 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Vida profissional: ter um negócio próprio ou trabalhar como empregado de uma empresa?

2014 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: A partir das ideias apresentadas na coletânea acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, discutindo a relação entre o trabalho na adolescência e a evasão escolar.


2015 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo.

Tema: Ambos os textos tratam da leitura na formação social do cidadão. A partir dessa coletânea, redija um texto dissertativo, em prosa, sobre a importância da leitura para a inclusão social.

2015 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

Tema: redija um texto dissertativo-argumentativo ou narrativo, em prosa, sobre o tema: O que é mais importante: um salário maior ou um horário de trabalho mais flexível?


2016 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

Tema: Elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo, explorando o seguinte tema: A importância do profissional se preparar para as novas demandas do mercado de trabalho.

2016 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

Tema: A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: A atuação do tecnólogo no atual mercado de trabalho.


2017 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

TemaA partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: Perspectivas de igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

2017 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

TemaA partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: Impactos da imigração no mercado de trabalho.


2018 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

TemaA partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: O emprego perfeito: realidade ou ficção?

2018 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

TemaA partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: O jeitinho brasileiro é uma forma de resiliência ou falta de honestidade?


2019 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

Tema: Qual o papel da escola na formação do jovem para o mercado de trabalho do século XXI?

2019 – 2º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

Tema: Tecnologia e informação: como transformar opinião em conhecimento?


2020 – 1º Semestre

Gênero: Dissertativo-argumentativo ou narrativo.

Tema: Empreendedorismo na Sociedade Brasileira do Século XXI.


CONTEÚDO EXTRA

Uma parceria entre Calculadora Fatec e Fatec.Club viabilizou um Concurso de Redação, o #1 Concurso de Redação da Calculadora Fatec, para preparar e ajudar candidatos a desenvolverem suas capacidades e habilidades de produção de escrita. A proposta do concurso, favorecia o estudo e preparo prévio do candidato com o tema sugerido: FakeNews- É uma ameaça à sociedade?

O gênero escolhido poderia ser dissertativo-argumentativo ou narrativo. Confira a proposta do concurso clicando na imagem abaixo referente a postagem.


Como produzir a redação para a Fatec

Desde o 2º semestre de 2015, o vestibular fatec adicionou o gênero narrativo como opção para a produção do texto exigido. Como desenvolver cada um deles:

  • Narração – explore adequadamente os elementos: fato, personagens, tempo e lugar.
  • Dissertação – selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

A variedade culta da língua portuguesa, com suas estruturas gramaticais, será o padrão para avaliar a redação. Os princípios de coesão e coerência do texto, progressão temática e a propriedade das soluções linguísticas em nível sintático-semântico serão observados. A fuga ao tema proposto anula a Redação, que receberá, nesse caso, nota zero. A prova de redação tem valor de 0 a 100 pontos e é definida com base em critérios que levam em conta tanto a apresentação e o desenvolvimento do conteúdo (ideias, argumentos) quanto a adequação do texto aos princípios da norma culta. Um e outro têm, na correção, igual importância e peso e são mutuamente condicionantes, ou seja, a insuficiência em um ou outro critério (ou ambos) pode acarretar anulação da redação.

A aderência do texto, ao tema proposto é uma condição de suma importância e o primeiro critério a ser analisado, Pelo fato de demonstrar, em primeira instância, as habilidades de leitura e compreensão de textos, pressupostos para toda e qualquer forma de comunicação verbal. Claro que, sujeita a condições sempre determinadas de produção, como os aspectos pragmáticos (tais como os fins dos interlocutores), ou aspectos estilísticos (como é o caso das especificidades dos gêneros textuais), entre outros.

O segundo critério leva em conta a obediência aos princípios da modalidade culta e escrita da língua. Está associado a habilidades necessárias e indispensáveis aos estudantes do ensino superior, sendo o domínio da modalidade culta da língua materna condição indissociável do grau de complexidade das habilidades (leitura, intelecção, produção textual, entre outras) e dos conhecimentos exigidos nos componentes curriculares dos cursos de graduação.

Finalmente, na prova de redação do vestibular da Fatec, a produção do texto está condicionada a alguns comandos, juntamente com o tema fornecido. Tais comandos sinalizam ao candidato os elementos que serão considerados na correção de seu texto e estão focados em:

a) seleção, organização e relação de argumentos que sustentem o ponto de vista adotado pelo redator (aponta para a habilidade de focar-se no tema e desenvolvê-lo segundo o gênero textual proposto: dissertação ou narração);
b) emprego da modalidade culta da língua portuguesa, única e exclusivamente;
c) organização do texto em parágrafos, nunca em versos;
d) título para o texto (aponta para a aferição da habilidade de captação do tema e de síntese das ideias desenvolvidas);
e) exposição de ideias próprias, sem copiar partes ou totalidades dos textos fornecidos como base para reflexão;

Critérios para a correção da redação

I – Introdução

a) Valor da redação – 10 pontos
b) A proposta explicita que o texto NÃO seja em verso; portanto, deve ser em prosa; Quanto ao gênero, explicita-se que seja dissertativo ou narrativo.

II – Atribuição da nota (igual peso)

a) Correção gramatical
Quanto à correção gramatical, será observada principalmente a obediência aos princípios da modalidade culta escrita da língua, com especial ênfase no plano sintático do texto, verificando:

– manutenção da modalidade de língua (portanto, coerência estilística);
– adequação vocabular;
– sintaxe de concordância, colocação e regência;
– correção no emprego de preposições e conjunções;
– grafia das palavras;
– paragrafação e pontuação.

b) Quanto à apresentação e desenvolvimento do conteúdo, serão priorizados os seguintes aspectos:

– adequação ao tema proposto e ao gênero textual solicitado;
– organicidade e unidade (coesão) – será observado se a redação constitui um conjunto articulado de partes em torno do tema proposto;
– existência de argumentação coerente e posicionamento claro, no caso do texto dissertativo;
– presença dos elementos constitutivos do texto narrativo, a saber: fato, personagens (dentre os quais o narrador, seja observador, seja personagem),espaço, tempo, causa e consequência, correlacionados de modo a compor um enredo dotado de sentido.

III – Ocorrências

– Se houver desvio de tema como, por exemplo, nos casos de “hipertrofia do exemplo” (situação em que o tema é posto de lado e a redação se desenvolve em torno do(s) exemplo(s) dado(s) pelo candidato), nesse caso (que não é fuga do tema, mas desvio de fulcro), a nota atribuída será, no máximo, 5,0 (cinco);
– O candidato deverá atribuir um título para a Redação. A ausência de título na Redação implica na diminuição da nota final do candidato.

IV – Será atribuída nota zero à redação que

– fugir ao tema e/ou gênero propostos;
– apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato;
– estiver em branco;
– apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (utilizando desenhos, sinais gráficos, números, séries de interjeições, palavras soltas etc.);
– for escrita em outra língua que não a portuguesa;
– apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;
– apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
– apresentar 5 (cinco) linhas ou menos (sem contar o título);
– for composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova.


Os 10 Atributos Fundamentais Para Uma Redação Bem Avaliada No Vestibular Fatec

1 – Conhecimento da estrutura da redação da fatec

É fundamental que o candidato conheça o formato cobrado para o desenvolvimento textual, a estrutura de correção e como se precaver para não ser penalizado ou até mesmo ter a redação zerada. Este item pode ser facilmente atendido com a leitura deste material.

2 – Leitura

Na parte final deste material eu disponibilizei uma lista de temas que podem vir a ser discutidos como tema central do próximo vestibular, em geral são assuntos relacionados ao perfil dos tecnólogos formados na Fatec e conexão com a sociedade. Sugiro que tenha conhecimento prévio sobre cada sugestão e tal como aprofundamento nos assuntos mais debatidos no momento.

3 – Escrita, Escrita e Escrita

É ideal que este recurso seja consecutivo a leitura e o conhecimento da estrutura da redação. Porém, muitos candidatos apenas absorvem conteúdos e não desenvolvem suas capacidades de reflexão para treinar para a redação. A redação da Fatec equivale a 20% da nota final. Como forma de estímulo, aproveite a seção que reúno todos os assuntos já debatidos nos vestibulares anteriores, e faça a sua proposta textual. Garanto que em pouco tempo você terá um rendimento muito melhor do que poderia ter tido antes deste exercício.

4 – Antes de começar a escrever – Mapa Mental

Fundamento que deve ser utilizado em qualquer situação em que se produza algo. É a organização e a reunião de materiais. Muitos candidatos, não dão tempo para a imaginação e o cérebro produzir análises sobre o assunto, e já saem produzindo seus textos, e geralmente enquadram-se em um texto Frankenstein, com dificuldade de separar e reunir informações, julgando que todas são importantes e devem ser colocadas. Minha sugestão é, que você antes de começar a escrever faça um mapa mental sobre o assunto. Mapa mental é uma técnica/ferramenta que pode ser utilizada basicamente para qualquer atividade, mas irei me concentrar no nosso tema. O mapa mental deve reunir todos os assuntos e temas adjacentes ao tema principal. Exemplo: O tema da redação é Emprego para 3ª idade. Uma ramificação ou sub-assunto conectivo importante será neste caso: sobre o envelhecimento, as pessoas estarem vivendo mais, ou menos, o aparecimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas, choque de gerações, dados e estatística, etc. Percebeu que esta organização te ajudará a refletir de qual estratégia você adotará para defender seu argumento?!

5 – Escolha do gênero textual

Nesta etapa, você já possuiu condições de analisar a melhor alternativa para o desenvolvimento do gênero do seu texto: Dissertativo ou Narrativo.

6 – Letra, Ortografia e Norma Culta

É sugerido que disponibilize um tempo ideal para a produção do texto de maneira tranquila para evitar letras difíceis para leitura, erros ortográficos, palavras faltando letras, rasuras e adequação e conhecimento da norma culta da língua portuguesa, evitando o uso de gírias e conotações do cotidiano.

7 – Produza o rascunho

O tempo despendido para a escrita da redação, deve compreender o tempo para a produção do rascunho. Na verdade, será a etapa que você mais deverá investir seu tempo, já que a produção final, já foi analisada e apenas precisa ser transcrita a folha oficial.

8 -Elabore um título criativo

Por favor, seja criativo para propor o título da sua redação. Um título atrativo, convidativo, ajudará os avaliadores na análise do seu texto . Fuja do óbvio. Utilizando o exemplo acima, sobre o tema Emprego para 3ª idade, evite um título como: “Dificuldade do Emprego para a 3ª idade” ou “Pessoas mais velhas não conseguem emprego”. Que tal,” Aposentadoria pra que, eu vou Empreender!”. Dedique um tempo, se você desenvolveu um mapa mental, faça uma leitura e resuma em uma palavra tudo que foi colocado lá.

9 – Ajustes ao tema, os pontos importantes do plano do mapa mental, rascunho, revisão textual e desenvolvimento

Aqui é o momento dedicado a escrever na folha de redação oficial. É importante que você se atente as regras. Você NÃO pode identificar a folha (não pode colocar seu nome, telefone ou documento). Releia os textos guias, a proposta da redação e o seu texto, e veja se ele está coerente com a proposta da prova. Evite rasuras, se acontecer algum erro, faça um risco horizontal sobre a palavra escrita errada, e escreva-a novamente.

10 – ESCOLHA O GÊNERO NARRATIVO

Se você cumprir todos 9 atributos sugeridos até aqui, você terá uma redação desenvolvida bem avaliada. Agora vem uma conclusão pessoal devido a minha experiência em vestibulares da FATEC. Então sinta-se à vontade para dispensá-la caso seja contrário a suas convicções.

Narração Vs. Dissertação

Os gêneros possíveis para a redação da Fatec estão entre uma Dissertação-Argumentativa e, uma Narração. O que deveria acontecer por optar por um, ou outro gênero é o domínio e conhecimento que possuímos sobre o tema, mas não é o que acontece na maioria das vezes. Percebo que não é esta a análise feita pelo candidato. Muitos optam pelo gênero dissertativo-argumentativo alegando ser mais fácil. E, é a partir deste ponto que está fundamentado meu posicionamento a seguir.

Escolher entre um ou outro gênero, é uma decisão estratégica. E eles são totalmente desproporcionais. Vou expor os motivos que me fazem concluir isto.

Desenvolver um texto dissertativo argumentativo, exigirá do candidato, conhecimento profundo e prévio do assunto temático, além de que, sua bagagem cultural e experiências de vida em relação ao assunto, precisará estar conectado ou envolvido. Em uma dissertação argumentativa, espera-se que o candidato exponha fatos, dados e agregue valor e conhecimento para o leitor, e em seus argumentos induza a audiência a refletir a partir destas conclusões. Neste estilo de texto, se permite abrir debate com o leitor ou no caso, o avaliador já que você está expondo pontos, a partir de uma conclusão pessoal. Percebeu o perigo?!

Uma argumentação ou fato exposto, gera na outra parte o sentimento de incômodo ou contra argumentação, reflexão e/ou discordância. Talvez é o sentimento que está em você neste momento.

Espera-se que o avaliador seja imparcial.  Avalie sua proposta textual de maneira livre a julgamentos pessoais, porém, este fundamento é uma característica humana, será uma tarefa desafiadora. Tome cuidado. Opte por este gênero se realmente você domina de fato o tema proposto. Entre patinar, enrolar ou fazer a receitinha de bolo que a escola, nos impõe, escolha fazer uma narração.

NARRAÇÃO É MUITO MAIS FÁCIL QUE UMA DISSERTAÇÃO!

Antes de tirar conclusões, te convido a refletir comigo.

Tudo que acontece em nossas vidas, é baseado em uma história, os acontecimentos do dia a dia, entretenimento, trabalho, escola, relacionamento, e até para convencer nossa mãe a nos fazer alguma coisa, como por exemplo sair com os amigos, é necessário contar uma boa história e ser convincente.
Basicamente para preparamos uma boa narração, temos que desenvolver bem os personagens, contexto, emoção, sentimento porém sempre voltado a resolutiva do problema e se possível com uma mensagem moral. Se você gosta de assistir Netflix, filmes, percebe então todos estes fragmentos embutidos no enredo do filmes.

Quando for fazer uma redação da FATEC, lembre-se da sua professora do ensino fundamental e não a do ensino médio.  Lembro, que sempre ao início do ano letivo, as professoras pediam para contar como foram as nossas férias, e até faltava papel para narrar as traquinagens e aventuras vividas naqueles períodos. O professor do ensino médio, te convida  para colocar na caixa todas estas habilidades e ferramentas e te coloca um gesso. Isso mesmo, ele padroniza e coloca em segundo plano sua criatividade e imaginação. Ficam adormecidas. Eu vou mais longe ainda, para quem quer desenvolver textos dissertativos de alto impacto necessitam ser muito bom narradores.

Nossa criatividade e imaginação não tem limite. O papel tem!

Quando você conta uma história, você convida o seu telespectador a participar, interagir e possivelmente se divertir com você, e não o confrontar ou avaliá-lo. Você comunica de maneira livre e conectiva sempre que o posiciona a ponto de referências (cenário de conhecimento mútuo) e transmitindo o valor da essência da sua história.

Por fim, escute meu comentário sobre a redação da FATEC que originou o desenvolvimento deste material.


BÔNUS

Estes são os assuntos que possuem grandes chances de serem abordados como tema central da proposta textual do vestibular.

  • Indústria 4.0;
  • Empreendedorismo – Comportamento e Perfil do Profissional;
  • Fake News – Como meio de propagação de notícias falsas em redes sociais. Qual é o perigo?;
  • Robotização;
  • Políticas – Lava Jato, Impedimento, Polarização, Eleição, Estrutura dos 3 Poderes, Funções Legislativas;
  • Lei da Tercerização;
  • Lei Trabalhista – Mudanças na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas);
  • Impacto do desemprego no País (estatísticas apontam 14 milhões de pessoas nestas condições);
  • Futuro do Ensino com a consolidação do uso do EaD;
  • Novas Tecnologias – Impressora 3D, Aprendizagem de Máquina, Realidade Virtual, Realidade Aumentada;
  • Expectativa de vida dos brasileiros, há espaço para todos na sociedade: Adolescentes, Jovens, Adultos, Idosos?
  • Recolocação Profissional – Como estar pronto para as tendências do mercado de trabalho?
  • O modelo em que um diploma da Faculdade, Universidade não será mais um diferencial competitivo.

Espero que tenha gostado deste material e que sirva de ajuda para a sua aprovação no vestibular fatec.  Lembre-se de utilizar a Calculadora Fatec para aferir a sua pontuação logo após a liberação do gabarito oficial. Este conteúdo permitirá que você largue na frente de muitos candidatos, potencializando sua nota final com este PULO DO GATO incrível. Acredite no que estou lhe dizendo. Aguardo o seu comentário sobre a sua aprovação no vestibular.

Grande Abraço,

Gregorio de Almeida Queiroz


Leia também sobre os assuntos relacionados abaixo: