Redação Vencedora do Concurso da Calculadora Fatec – Ed. 12019

Redação Vencedora do Concurso da Calculadora Fatec – Ed. 12019

Confira a redação vencedora do concurso promovido pela Calculadora Fatec e Fatec Club para colaborar na preparação dos candidatos no desenvolvimento de seus textos narrativos ou dissertativos-argumentativos.

Confira a proposta completo do concurso neste link https://www.fatecclub.gregmaster.com.br/2018/10/24/1o-concurso-de-redacao-calculadora-fatec/.

As redações foram avaliadas seguindo os mesmos critérios exigidos nos vestibulares da Fatec.

O tema proposto foi: Fake News – É uma Ameaça a Sociedade? 


A Contemporaneidade do Mal

As Fake News, também conhecida como mentiras, são mensagens sem compromisso com a verdade mas que são apresentadas como algo verdadeiro. Para que seus conteúdos sejam aceitos pelo receptador e criem neste a necessidade de distribuí-la, adquirem muitas vezes a estética de manchetes chamativas e apelam para o emocional. Sua rápida disseminação é apontada como a parte mais crítica de sua estrutura.

Em ferramentas modernas como as redes sociais, os conteúdistas de Fake News se preparam com tempo, uma ação para determinado evento acontece com pelo menos nove meses de antecedência. O esquema demanda muito dinheiro, equipes compostas por psicólogos, jornalistas, marqueteiros, engenheiros e técnicos da tecnologia da informação, policiais e membros da política.

Em matéria apresentada pelo tradicional jornal Correio Braziliense integrantes de um esquema profissional de produção e disseminação das chamadas Fakes News explicam que este tipo de operação não é novidade nem mesmo no país. No ano de 2011 com a greve dos policiais militares em fortaleza CE,  influenciaram a população através de noticias falsas de crimes o que culminou no ápice da greve em 6 dias quando as ruas ficaram desertas, as pessoas não saiam com medo das ondas de crimes que estavam circulando na internet.

O caso recente da Cambridge Analytica que atuou na última eleição presidencial nos EUA influenciando no pleito em favor do candidato republicano, levando-o inclusive a vitória, agrava ainda mais um estado democrático de direito. Os conteúdos são desenhados de modo que não precisam se assemelhar com a realidade factível, apenas legitimar a dúvida desejada no leitor, que é levado a chegar á conclusão desejada pelo emissor e ao se sentir imponderado de sua verdade sente a necessidade de repassar a noticia.

Pleitos da Europa, EUA, Brasil e Índia são alguns dos grandes escândalos envolvendo as Fake News. Na eleição presidencial do Brasil de 2018, a empresa responsável pelo aplicativo de mensagens Whatsapp bloqueou mais de mil contas ligadas a esquema de bombardeamento de Fake News. Estima-se que cerca de meio milhão de pessoas foram afetadas apenas com essa ação por parte da empresa devido a capacidade de alcance da ferramenta.

Em busca de ferramentas e mecanismo capazes de combater as Fake News, no Brasil a legislação não abrange de modo satisfatório o campo dos crimes cometidos na web, o Marco Civil Regulatório da Internet foi um pequeno passo, mas que ainda está distante da solução para proteger dos Fake News.

De acordo com os especialistas em tecnologias apenas a engenharia social é possível de combater e deter o estrago causado por um bombardeamento de Fake News, mas que a sociedade civil não está pronta para lidar com isso ainda. Empresas estão investindo no desenvolvimento de ferramentas e algoritmos para favorecer análises de notícias falsas e mal intencionadas mas nada melhor que a uma sociedade capaz de indentificar ali a intenção de ludibriar e persuadi-la. Com a legislação responsabilizando as empresas que proporcionam um impulsionamento poderoso aliado a um trabalho massivo de educação da população, é possível contornar os estragos desses bombardeamentos e prevenir sobre novos ataques.

Autora: Claudia Lee


Referências das Pesquisas

https://especiais.correiobraziliense.net.br/fakenews/index2.html

https://especiais.opovo.com.br/6anosdagrevedapm/

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/08/cultura/1528467298_389944.html


Leia também sobre os assuntos relacionados abaixo:
GREGORIO QUEIROZ

Gregorio Queiroz, 28 anos. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec Sorocaba e Sistemas para Internet na Fatec São Roque. Atualmente graduando em Engenharia da Computação na UNIVESP. Gosta de compartilhar conhecimento, empreendedorismo e escrever. Além dos conteúdos disponibilizados no Fatec.Club, administra a Plataforma Calculadora Fatec.

Deixe sua mensagem