Transferência – Vagas Remanescentes – Período, Curso, Fatec e Externa
Será que você será surpreendido com este conteúdo?!
Você sabia que é possível solicitar transferência de período, de curso ou até mesmo de faculdade?
Atente-se aos detalhes e as informações para adequar a sua realidade.
O termo “Transferência de curso/faculdade” é um benefício aos estudantes das instituições de ensino e coordenado na instituição em que pretende a realização do procedimento.
Mas antes de entrar em desespero e querer fazer a transferência, saiba em que situação isso é possível e como será feito.
Primeiramente, você sabe por qual motivo existe a possibilidade de transferência ou remanejamento de aluno para outro curso, período ou instituição?
No planejamento pedagógico e de implantação do curso, são definidos as variáveis e detalhes para a oferta do curso na unidade, sendo eles: período, análise de viabilidade do curso, número de vagas, etc.
A forma de ingresso para um curso mais conhecida é através da realização do processo seletivo e sua convocação, mas existe outra maneira que deixará você perplexo.
Embora, o planejamento é a formação da turma através dos candidatos aprovados no vestibular, método principal de convocação, existem outros meios disto acontecer.
No decorrer do curso, vão acontecendo perdas, desistência, cancelamentos de matrículas, reprovações e a audiência que iniciou já não é mais a mesma, desta forma estabelece a possibilidade do preenchimento destas vagas disponíveis para uma turma já iniciada durante a graduação: Transferência para Vagas Remanecentes.
Em suma, esta prática é oferecida em qualquer instituição de ensino, desde que aja existência destas vagas ociosas e contemplada em um edital interno para conhecimento de todos os interessados.
Regulamento Geral dos Cursos de Graduação – Prioridade para preenchimento das vagas
As vagas destinam-se a estudantes de ensino superior, a graduados ou graduadas nas Faculdades de Ensino Superior do Centro Paula Souza (Fatecs) e a Portadores ou Portadoras, de Diplomas de Ensino Superior, de outras Instituições.
O preenchimento das vagas será efetuado obedecendo ao disposto no Capítulo IV do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, em suas Seções I, II e III elencadas em ordem de prioridade.
- I – Remanejamento interno;
- II- Remanejamento entre Fatecs;
- III – Retorno de egressos para integralização de um novo curso;
- IV-Transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior (estudantes matriculados ou já formados). Nesse caso, o Processo Seletivo Classificatório será o mesmo do Processo Seletivo do Vestibular.
Além do mais, o candidato poderá solicitar vaga somente para um único curso e turno.
Remanejamento interno, inclusive entre FATECs
O remanejamento interno numa mesma FATEC dar-se-á na seguinte ordem:
- I – Mudança de turno em um mesmo curso;
- II – Mudança de curso em um mesmo turno;
- III – Mudança de curso e de turno.
Retorno de egressos para integralização de um novo curso
Caso ainda existam vagas a serem preenchidas após o processo de remanejamento interno e entre FATECs, serão atendidos alunos formados na Instituição e que tenham feito inscrição para reingresso.
Transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior
Por fim, na hipótese da existência de vagas, esgotado o processo de retorno de alunos já formados pelas FATECs, as vagas remanescentes serão abertas para a inscrição de estudantes matriculados ou já formados em outras Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas na forma exigida pela legislação. As vagas serão alocadas no semestre imediatamente posterior ao término dos dois processos previstos nas Seções anteriores.
As vagas remanescentes por transferência serão preenchidas a partir de processo seletivo que constará de duas fases:
- I – Processo
seletivo classificatório. - II – Análise da compatibilidade curricular.
- Artigo 80 – O processo seletivo classificatório
Das Etapas e Exigências
Dentro das atribuições, determinar abertura de inscrições para o processo seletivo para vagas remanescentes, contendo toda a programação de datas, quantidade de vagas e cursos.
- Edital simplificado para participação do processo de seleção;
- Formulário de Aproveitamento de Estudos (fornecido pela Secretaria da Fatec ou pelo site);
- Requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade (fornecido pela Secretária da Fatec ou site) ;
- Diploma, Histórico escolar.
- Programa das disciplinas cursadas;
- Documento pessoal para identificação (CPF, RG, Título de Eleitor, Reservista (homens));
- Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar;
- 2x Fotos 3/4.
As cópias dos documentos deverão ser autenticadas em cartório OU acompanhadas do original.
Resultado do Pedido de Transferência
Dentro do cronograma do processo de preenchimento de vagas remanescentes, constará a data para divulgação dos resultados deste processo. A sua situação poderá ser DEFERIDO ou INDEFERIDO.
- DEFERIDO: Aprovado;
- INDEFERIDA: Reprovado.
O objetivo e a necessidade pretendida pela instituições de ensino com o processo de preenchimento das vagas remanescentes ou transferência é diminuir o número da evasão ocasionada no curso.
Lembrando que a manutenção da oferta dos cursos nos processos seletivos são analisados inclusive a procura deste pela comunidade e a taxa de evasão, e quando esta for alta, pode contribuir para o cancelamento deste curso. Na Fatec, como determinação de edital, um curso com uma -demanda inferior a 1.5 (candidatos por vaga) em um vestibular pode ser cancelado sua oferta.
Abraços,
Gregorio de Almeida Queiroz
Pré-Vestibular para Candidatos Fatecanos – Confira!
Candidato Fatecano, com este material você conseguirá conhecer opções de cursinhos pré-vestibular para auxiliar sua preparação para o Vestibular da Fatec.
Apesar de trazer dicas práticas e específicas das sugestões, você poderá se informar na sua região a existência de iniciativas e projetos parecidos com os comentados nesta publicação.
Perguntas que pairam na cabeça dos candidatos do Vestibular da Fatec, devo fazer um cursinho pré-vestibular?
Sinceramente, acho fundamental que aja um preparo e dedicação para realizar o vestibular da Fatec. Muitos candidatos caem no pretexto que não é necessário a dedicação para o vestibular. É claro, se a sua situação acadêmica te permite fazer esta escolha, bacana mas este conteúdo é direcionado a outro público: aos candidatos que precisam de suporte e apoio para estar melhor preparado para os vestibulares da Fatec.
Engana-se quem pensa que qualquer um passa na Fatec, o vestibular é um dos mais concorridos do estado. Semestralmente mais de 70 mil candidatos disputam aproximadamente 14.500 mil vagas. Então, a única garantia que pode ser oferecida a você é: esteja preparado para realizar o exame do vestibular.
Sem mais delongas vamos as recomendações.
A primeira atitude do candidato interessado no vestibular da fatec, é conhecer sobre a Fatec e o seu propósito. Caso seja sua primeira leitura neste blog, clique aqui para conhecer as instituições de ensino superior em tecnologia – Fatecs antes de continuar a leitura deste material.
Cursos pré-vestibulares tradicionais
A possibilidade em preparar-se para o vestibular da Fatec realizando um cursinho pré-vestibular pago não é nenhum demérito. O que sugiro neste caso, é encontrar uma opção de cursinho onde privilegiem o vestibular da fatec. Pois o direcionamento das aulas e conteúdos serão conduzidos no formato deste vestibular, inclusive como a preparação para a redação.
Confira neste material preparado pela Guia Estudante os cursinhos pré-vestibulares próximos de você.
Cursinhos pré vestibulares de faculdades públicas ou de instituições de ensino particulares
Uma excelente possibilidade para candidatos com dificuldades financeiras e oriundos de escolas públicas são os cursinhos pré-vestibulares gratuitos e promovidos geralmente por instituições de ensino. Aqui na cidade de Sorocaba, a UFSCar tem o o Cursinho CEC, a UNESP SOROCABA tem o Gerabixo, geralmente estas iniciativas contam com alunos da própria instituição ministrando as aulas. A FACENS, faculdade privada de Sorocaba, também oferece o cursinho pré vestibular anualmente de graça.
As universidades como USP, Unicamp, institutos federais, entre outros também possuem em suas dependências oportunidades para cursinhos pré-vestibulares. Faça o levantamento na sua região de instiuições de ensino e pesquise se elas tem algum programa de cursinho gratuito.
Opções de cursinhos Onlines
Gosto desta possibilidade, porém deve-se destacar o empenho e dedicação extra que o candidato deverá tomar a considerar um cursinho online, visto que estará a um clique das distrações digitais.
Em linhas gerais, um curso online, permite uma análise mais profunda das suas dificuldades e foco em conteúdos e aprendizados nestas deficiências, algo que é praticamente impossível acontecer presencialmente, devido atenção compartilhada pelo professor aos demais alunos. Por outro lado, tem a questão da socialização e grupos de estudos que é possível se formados nos presenciais. Será necessário fazer um levantamento do custo benefício de cada um dos modelos e o que é viável para sua realidade.
Nas opções onlines, não vou entrar no mérito de qual plataforma é melhor ou comparativos entre elas, isso eu deixarei por sua análise.
Plataformas de Aprendizagem Online
Autoaprendizagem
Nos restam ainda a última possibilidade, você gerenciar, direcionar e estudar por conta própria. Cadastre-se em canais de youtube, khan Academy e estude de verdade e com muito afinco. Caso você esteja concluindo o ensino médio, os conteúdos ainda estarão frescos em sua memória e acesso aos materiais didáticos, mas mesmo que não seja o seu caso, não se desespere, se prepare.
Sugiro que consuma os materiais aqui compartilhados e entenda o formato dos vestibulares da fatec.
Para vencer e estar preparado para perspectiva que será o vestibular que irá realizar, além dos estudos, defina suas estratégias. E mais, considere que você não está estudando apenas para passar em um vestibular e sim para aprender e conhecer mais sobre a liberdade proporcionada pelo conhecimento.
Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não tema o resultado de cem batalhas. Se se conhece, mas não ao inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as lutas.
Sun Tzu – Livro A Arte da Guerra
Abraços,
Gregorio de Almeida Queiroz