Representante de Sala

Representante de Sala

Descubra se você tem o perfil para ser o representante da sua sala.

Tornar-se um representante de sala, pode parecer uma perca de tempo mas por trás desta pessoa, desenvolvem muitas capacidades profissionais desejadas pelo mercado de trabalho, a principal é a liderança. Realmente é um privilégio!

A iniciativa em candidatar-se para ser um representante de turma, primeiro mostra a iniciativa do estudante e se mostra disponível aos demais colegas de sala.

Normalmente, a turma escolhe como será o formato da eleição. Se a cada semestre terá um novo pleito ou a continuidade deste.

Uma das primeiras decisões a ser realizada pela turma é eleger uma pessoa para que possa representá-la aos assuntos pertinentes a turma e ao curso. É um mensageiro da turma, um conciliador, gerenciador de conflitos e um incentivador nato.

E, não é fácil escolher a pessoa, já que todos são recém conhecidos. Com as dicas, perceba-se se você tem o perfil para tornar-se um ou o seu candidato possuí.

Geralmente, além do representante, é eleito um vice, para que colabore nas decisões e nas tarefas e o responsável imediato na ausência do representante. Os representantes de sala adquirem uma responsabilidade imensa perante a sala e a congregação acadêmica parecida com a de mediação e gerência.

A relação dos representantes com a turma deve, para facilitar a realização de suas atribuições, ser a mais democrática, transparente e unida.

Habilidades dos representantes

  • Liderança;
  • Comprometido;
  • Confiável;
  • Organizado;
  • Ouvinte;
  • Motivador;
  • Comunicador;
  • Amigo;
  • Imparcial;
  • Respeitador;
  • Útil
  • Resolvedor.

Dicas para ser um bom representante

Além de desenvolver todas as habilidades citadas acima, o representante deverá executar esta tarefa com responsabilidade e com a importância devida. Gerenciar as suas emoções nos momentos de conflito e criar rotinas, tarefas e ferramentas para que ajudem sua execução.

Faça a turma entender que você é o representante da turma e não o psicólogo individual.

Por mais difícil que seja, você não poderá tomar parte em assuntos de conflito e sim gerencia-los e impor um limite para resolução.

Defina um método de comunicação, e-mail, grupos de facebook, whatsapp. O que for mais conveniente para todos. Defina horários para estas atividades.

Um sugestão é que tenha sempre os materiais dos professores compartilhados em nuvem (na internet) e se possível crie uma agenda compartilhada com todos e sempre que houver um compromisso adicione o evento. Tenha sempre dialágo constantes com os professores e a turma e levante sempre as demandas que precisam ser resolvidas.

Quem sabe, a turma não devolve o carinho te elegendo para ser o orador da turma na colação de grau?!


Eaí, você tem o perfil para ser o representante? Espero que sim!

Grande abraço,
Gregorio Queiroz

GREGORIO QUEIROZ

Gregorio Queiroz, 28 anos. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec Sorocaba e Sistemas para Internet na Fatec São Roque. Atualmente graduando em Engenharia da Computação na UNIVESP. Gosta de compartilhar conhecimento, empreendedorismo e escrever. Além dos conteúdos disponibilizados no Fatec.Club, administra a Plataforma Calculadora Fatec.

Deixe sua mensagem