Como usar o ENEM no Vestibular Fatec

Como usar o ENEM no Vestibular Fatec

—“COMO É SOMADA A NOTA DO ENEM NA MINHA PROVA DA FATEC”?

De longe esta é uma das perguntas que mais recebo, quanto ao quesito “composição da nota final” do vestibular fatec.

O processo de seleção da Fatec, é através de vestibular próprio. Ou seja, o Centro Paula Souza, através da sua fundação FAT- Fundação de Apoio a Tecnologia, é responsável pela  confecção, aplicação, formação da banca e divulgação dos resultados. Tudo que cerca o vestibular, está contido no Manual do Candidato.

Respondendo a pergunta, depois desta introdução, fica óbvio dizer que a  nota do Enem NÃO é somada no vestibular da fatec. Observe o print abaixo, da Calculadora Fatec:

O campo Enem contido neste cálculo, é opcional a ser selecionado. Significa dizer que, interpretando o que rege o manual do candidato, caso o aluno durante seu momento de inscrição para o vestibular fatec, tenha informado o número de inscrição do enem 1 dos últimos 3 anos, poderá ser considerado na sua nota final o seu desempenho na prova objetiva, substituindo (trocando) o seu desempenho na prova objetiva da fatec, desde que o seu desempenho no exame nacional do ensino médio tenha sido maior.

O INEP/MEC não tem ligação direta com o Vestibular Fatec, os calendários previstos para cada uma das instituições não são abrangentes entre si, necessariamente. Caso o INEP/MEC não disponibilize o resultado das notas obtidas no Enem do ano corrente a tempo de serem consideradas no vestibular da Fatec, o seu uso perde o valor. Neste caso também não serão consideradas as notas das provas objetivas do ENEM para os candidatos que indicaram aos 2 anos anteriores. Exemplo:

Supomos que você tenha feito a  prova do enem em 2019, sinalizado no momento da inscrição do vestibular da Fatec, e a condição do calendário não foi abrangente, mesmo que um outro candidato tenha utilizado o enem 2017 e 2018, a nota não será considerada para ninguém.

Qualquer informações sobre o ENEM poderão ser obtidas em sites e telefones oficiais.

Espero que desta vez, você tenha sanado todas as suas dúvidas sobre a relação da sua nota do ENEM e a prova da Fatec.

Abraços, Gregorio.


Confira as demais postagens sobre o “Vestibular da Fatec”
GREGORIO QUEIROZ

Gregorio Queiroz, 28 anos. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec Sorocaba e Sistemas para Internet na Fatec São Roque. Atualmente graduando em Engenharia da Computação na UNIVESP. Gosta de compartilhar conhecimento, empreendedorismo e escrever. Além dos conteúdos disponibilizados no Fatec.Club, administra a Plataforma Calculadora Fatec.

Deixe sua mensagem