Semana 1 – Pré-ONHB – Mentoria Fatec Club

Semana 1 – Pré-ONHB – Mentoria Fatec Club

Se você perdeu a oportunidade de participar da 12ºPRÉ-ONHB 2020, através deste desafio que lancei aos meus alunos da Mentoria Fatec.Club, você poderá saborear e degustar através deles, o que rolou em cada fase da Olimpíada.

O desafio parece ser simples mas, quando o aluno teve que sintetizar e resumir o conhecimento obtido em cada uma das fases, tornou-se algo de fato desafiador.

E a intenção deste desafio é que o aluno alem do trabalho realizado em grupo, pudesse intensificar o seu nível de assimilação sobre o que lhe foi ensinado. Na primeira fase, nossa aluna Aline Cristinye teve a missão de criar, aprender e ensinar.

Através desta tarefa não restam dúvidas de que a Aline consegiu realmente aprender tudo que era possível do conteúdo que foi transmitido pela PRÉ-ONHB.


Participar da Pré-ONHB, com certeza fez toda a diferença nos nossos preparativos para o vestibular Fatec. Foram 4 semanas de atividades incríveis, que com certeza uniu na base do conhecimento e aprendizagem ainda mais a nossa equipe e tantas outras, Brasil afora.

Enquanto estamos tão apreensivos com todo este cenário caótico que estamos vivendo, cheios de incertezas, no meio de crises políticas, sanitárias e econômicas, achei de extrema importância a iniciativa da PRÉ-ONHB, de nos levar a este mergulho na História do Brasil.

Na primeira semana as atividades abordaram uma série de temas envolvendo o Descobrimento das Terras Brasileiras, Período Colonial Brasileiro e também movimentos artísticos ocorridos já nos anos 70. Fizemos análises de gravuras, telas e esculturas. Começando por uma, de uma série de gravuras publicadas em 1826, que até  então se sabe apenas terem sido retratadas por um viajante inglês (À.P.D.G), que costumava retratar os esboços da vida portuguesa, “A Cerimônia do Beija Mão”.

DIA DA CORTE NO RIO – CERIMÔNIA DO BEIJA MÃO

A  gravura representa o Beija Mão, ou Dia da Corte que era comum na Corte de D João VI. Cerimônia na qual os súditos compareciam ao palácio para beijar a mão do Rei. Era uma maneira de fortalecer as relações e de medir a popularidade do Rei e da Rainha, especialmente quando concediam algum pedido feito.


OS HOLANDESES NO BRASIL- LIVRO TRECHO

Aqui fizemos a análise de um trecho do livro “Os Holandeses no Brasil”, que trata das disputas econômicas que marcaram as relações além-mar, levando em conta o contexto de incorporação da Corte Portuguesa à Espanhola. Discutimos e aprendemos sobre as investidas holandesas nas terras brasileiras.

MATERNIDADE, QUADRO – AMA DE LEITE NÚMERO I, ESCULTURA

A questão nos trouxe a imagem de um quadro de Eliseu Visconti, que retrata uma senhora branca, burguesa, que amamenta seu filho em uma praça pública, algo não muito comum para a época.

Eliseu Visconti. Maternidade. 1902. Óleo sobre tela. 165 x 200 cm. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/maternidade/_QG-pa57gDMt3Q?hl=pt-BR

Em contrapartida, numa segunda análise, nos deram uma escultura de Rosana Paulino, que claramente traz um olhar crítico á exploração do corpo das mulheres negras, em torno do mesmo tema: amamentação. As amas-de-leite negras foram muito populares no Brasil escravista, e a artista nos coloca diante de uma realidade passada, comum para a época, que automaticamente nos faz refletir. Histórias violentas, dolorosas, invasivas e desumanas.

Rosana Paulino. Ama de Leite número I. 2005. Terracota, plástico e fitas de cetim. 32 x 17,5 x 8,2 cm. 2005. Disponível em: http://www.rosanapaulino.com.br/blog/faltavam-estas/

CONFIGURANDO OS ANOS 70 – TEXTO ACADÊMICO E IMAGEM DA OBRA “TROPICÁLIA I, II” DE OITICICA

SEVCENKO, Nicolau. “Configurando os anos 70: a imaginação no poder e a arte nas ruas.” In RISÉRIO, Antonio (et. al.). Anos 70: Trajetórias. São Paulo, Itaú Cultural, 2005, p.22.
Hélio Oiticica, Tropicália. Disponível em:  https://library.the-possible.org/post/83271504402/h%C3%A9lio-oiticica-tropic%C3%A1lia-1967

Após a análise das imagens e leitura do texto, respondemos uma questão que abordou o movimento artístico de vanguarda, mais conhecido como Tropicália, ou Tropicalismo. Enfatizou-se o artista Hélio Oiticica.

ANÁLISE DA LETRA “AQUARELA DO BRASIL” – ARY BARROSO


Letra: Ary Barroso
Música: Ary Barroso
Samba cena brasileira – Primeira audição de Aracy Cortes – Intérprete Francisco Alves com Radamés Gnattali e sua Orquestra, 1939. Disponível em: http://www.arybarroso.com.br/sec_musica_letra_obra.php?language=pt_BR&id=43

A questão nos trouxe a letra de Ary Barroso para leitura, e interpretação. O sucesso da canção, somado ao sentimento de ufanismo, amor a pátria, e o reforço de uma identidade cultural nacional, que na época eram incentivados pelos governos ditatoriais, e que foi amplamente usada para despertar na população esse sentimento.

A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL

Victor Meirelles. A primeira missa no Brasil, 1860, óleo sobre tela, 268×356 cm.

Por último, uma atividade incrível, fizemos um trabalho de iconografia. A iconogafia, é o estudo descritivo da representação visual de símbolos e imagens.

A obra, “A Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles (1832-1903), é considerada uma das mais importantes obras de arte da História do Brasil. Teve inspiração na obra de Vernet, e também na famosa carta de Pero Vaz de Caminha. Nos leva a refletir, como observadores, ja que ao olhar para o quadro temos a impressão de estarmos atrás dos índios, que se misturam a natureza, sobre a admiração, curiosidade, medo, atenção, dúvidas e diversos outros sentimentos estampados nos rostos dos índios ao observarem os costumes da civilização que ali se instalava e pretendia impor seus costumes.

A impressão que se tem logo de cara é de que apenas serão ofertadas questões, como numa prova. Mas é aí que veio a grande surpresa: eram questões extremamente didáticas, e ao mesmo tempo leves, criativas e muito bem montadas e apresentadas. Cada etapa foi surpreendente. Nós, em equipe aprendemos, pesquisamos bastante, fizemos leituras dos materiais de apoio que tínhamos à nossa disposição e o melhor de tudo,  houve uma troca de saberes, de opiniões, de fontes de estudos. Foi muito especial pra mim, inclusive ao saber do diário da pandemia, que ideia magnífica! Relatar nosso dia a dia, expor sentimentos, dúvidas, os medos. Compartilhar e perceber, por fim que os nossos medos e receios importam e que não estamos sozinhos.  Estamos vivendo a história e é muito importante documentá-la.

Atividade Mentoria PRÉ-ONHB, Aline Cristinye.

Abraços, Gregorio.

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GREGORIO QUEIROZ

Gregorio Queiroz, 28 anos. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec Sorocaba e Sistemas para Internet na Fatec São Roque. Atualmente graduando em Engenharia da Computação na UNIVESP. Gosta de compartilhar conhecimento, empreendedorismo e escrever. Além dos conteúdos disponibilizados no Fatec.Club, administra a Plataforma Calculadora Fatec.

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