Arquivos por mês 28 de setembro de 2020

A Fatec tem Bandejão Universitário?

Não, infelizmente as instituições da Fatec não oferecem em suas dependências o bandejão universítario.

Bandejão Universitário refere-se ao restaurante universitário que oferece aos estudantes alimentação saudável regularmente durante o período de curso do estudante.

O Bandejão Universitário é realidade para diversas Universidade Federais e Estaduais, tive a oportunidade em frequentar um, porém isso ainda não passa de um plano apenas do papel para os estudantes das Fatecs.


Os alunos através principalmente do DCE Estudantil – coletivo de alunos fatecanos, requerem a implantação de bandejão em todas as Fatec em audiências públicas porém ainda sem grandes novidades. Antereiormente através destas lutas de pautas estudantis , o DCE conseguir aprovação da bolsa permanência aos estudantes das Fatecs, porém ainda em fase burocrática para liberação.


Política de Combate a Evasão Estudantil na Fatec

Alimentação no ambiente escolar, coloboraria para a diminuição da evasão estudantil, visto que muitos dos alunos fatecanos são oriundos de familias menos privilégiadas e vunerávéis e que dependem de uma alimentação saudável e regular para a continuidade de seus estudos.

Esses alunos quando encontram na Fatec a realização de um sonho, o problema deveria ser acompanhar bem as matérias e trabalhos e não a falta de refeições. A educação oferecida pela Fatec pode ser o ponto de mundaça não só desta pessoa mas também de toda uma família.


O Bandejao Universitário é subediado através de políticas públicas, recolhimento de impostos que são direcionados na alimentação dos estudantes. É a garantia de direito e não troca de favores.


Em 2009, fui aluno da Etec Fernando Prestes, as Etecs que também são administradas pelo Centro Paula Souza, em todo o período do meu curso técnico, foi oferecido refeições e lanches aos alunos e aquilo era incrível.


Falo abertamente sobre a qualidade do ensino oferecido tanto nas Fatecs como nas Etecs, mas falta a mobilização coordenada tanto pelo Centro Paula Souza quanto pelo seus alunos a pressionar as iniciativas públicas para que implantem o restaurante universitário aos alunos.


Para que não seja pego de surpressa nos comentários, apenas uma Fatec oferece refeições aos alunos, a Fatec Sebrae, patrocinada pela entidade de fomento ao empreendedorismo e por compartilhar a estrutura também com a Etec Sebrae.

O Restaurante Estudantil é uma pauta que precisa ser levada adianta e se torne cada vez mais abrangente a todos os alunos do Centro Paula Souza. Esse conteúdo é apenas o início deste debate aqui no Fatec Club. Primeira parte sobre conscientização.

Abraços,
Gregorio


Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Aluno”

A importância de um BOM Título para a Redação

O primeiro contato que o corretor da redação terá com o seu texto é através da título. Desta maneira quanto mais energia você investir para criá-lo, mais criativo, convidativo e intrigante ele será. Ajudará o avaliador a ter mais interesse e atenção pela leitura da redação.


O pensamento é o mesmo para quando escolhemos um filme no catálago da Netflix, HBO, ou qualquer outra locadora virtual ou até mesmo para a escolha de um novo livro para ler. Antes de consumirmos, o título basicamente é a única referência que temos sobre o potencial do conteúdo.


Quando essa 1ª impressão concedida ao avaliador o faz refletir, abrirá um espaço mental sobre o que será oferecido nas próximas 30 linhas do seu conteúdo, dando a você as condições de direcionar a pontuação a sua redação pois você “pescou” o avaliador.

Faça Títulos a estilo “NETFLIX”

Título é tão fundamental quanto ao texto a ser redigido. Da mesma maneira que você dedica tempo suficiente para o desenvolvimento do texto da redação, você também precisa investir mais tempo para elaborar títulos melhores.

Não é só dar um título com a primeira coisa que vem a cabeça e sim orquestrá-lo. Pensar em cada detalhe como a Netflix faz, sempre que lança um filme/série em seu catálago.

Recomendações Fatec Club

Crie uma lista com pelo menos 5 títulos, dos mais obvios até os que tenham a capacidade de mexer com a outra pessoa. Essas lista de criações podem ir acontecendo durante a realização da sua prova. Sempre que aparecer uma ideia nova, anote.

Fuja dos títulos que você e a torcida da Corinthians vão usar.

Quando mais original for, maior será o impacto da sua redação.

Reflita comigo:

Se o seu título é semelhante a de outros candidatos porém o seu texto está bem escrito, mas o avaliador já corrigiu uma redação com o título parecido com o seu porém com um conteúdo inferior, esse sentimento vai transpor ao seu caso. Se o título é igual, o conteúdo também deve ser. Não é algo que ele fará conscientemente ou propositalmente mas pode acontecer.

Nós definimos nossas ações pelas experiências e o avaliador é um ser humano e está apto a fazer isso como todos nós.

Se quer evitar que isso aconteça faça como sugiro nesse conteúdo. PROPONHA O TÍTULO COM A CAPACIDADE DE ATRAIR O LEITOR.

Encontrando Palavras Chaves

Palavras Chaves são termos relacionados ao contexto do tema abordado (proposto em prova). As Palavras Chaves demonstram o seu conhecimento sobre o assunto e o seu uso é indicado tanto para a produção da redação quanto para construir o seu título.

Em algum espaço disponível na prova, sempre que encontrar ou lembrar de uma palavra chave, anote para utilizar posteriormente.

A Importância do Título

O Título deve Conversar com o Texto

Aponta para a aferição da habilidade de captação do tema e de síntese
das ideias desenvolvidas.

Manual do Candidato 1º semestre de 2020

Capacidade de síntese. Um bom título é capaz de inconscientemente fazer o leitor a mergulhar sem julgamentos e com as expectativas alinhadas.


Durante o rascunho do texto defina quantos opções de títulos for possível, e depois escolha o que ficou mais chamativo, atraente, o que atenda a premissa da síntese e converse com o conteúdo da sua redação.

Possibilidade em resumir algo extenso em um conjunto de 3 ou 4 palavras.

Para construir títulos cada vez melhores você precisa TREINAR. Faça isso com as proposta de temas das edições anteriores do vestibular:


Como Saber se Criei um Bom Título?

Se o seu título tem a sua originalidade, posiciona o leitor ao conteúdo e sintetiza bem a proposta defendida, você criou um bom título.

FATEC

O título é um atributo obrigatório para a redação da prova da Fatec.
No manual do candidato existe a orientação para o vestibulando definir um título para a sua redação sob risco de perder pontos na redação em caso de esquecimento.

Manual do Aluno Edição 1º semestre de 2020

https://www.fatecclub.gregmaster.com.br/wp-content/uploads/2020/02/ManualCandidato_12020.pdf

Pior que escrever um título semelhante aos outros candidatos é esquecê-lo.

Isso compromete consideravelmente o seu desempenho neste quesito avaliativo.

Saiba os Critérios Avaliativos para a Redação da Fatec nesse conteúdo:

ENEM

Comentários que recebo dos candidatos é que como no Exame do ENEM se não exige título para a redação, acreditava que o mesmo se aplicava para a prova da Fatec, ou seja, também não é obrigatório.

Na minha opinião, o ENEM não exigir um título para redação é totalmente ABSURDO.

Faça uma lista de quantos filmes, livros você consumiu sem primeiramente ver o título para ver se valia a pena.

Abraços,
Gregorio


Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Redação”

Faça um DETOX em seus Estudos!

O Poder das Analogias

Facilitam o processo da explicação e ainda abre margem para novas inserções.

O conteúdo de hoje fará você “emagrecer”!

Detox é o radical da palavra Detoxificação.

Ação/Atividade para retirar as substâncias potencialmente tóxicas de dentro do nosso organismo.

É o que faremos hoje. Você pode nem saber, mas suas dificuldades em aprender podem ter um responsável e você nem sabia.

Você pode, até então, nunca ter conseguido criar hábito e consistência em seus estudos devido a uma rotina de estudos contaminada.

Te ajudarei a se livrar dessas toxinas de graça! Neste post me chame de Dr. Gregorio.


Como todo e bom médico a seus pacientes, primeiro preciso te ajudar a identificar se você apresenta sintomas da toxidade em seus estudos

Quais são os SINTOMAS que está com mente para  os estudos tóxicas?

  1. Não definiu um Planejamento de Estudos
    Parece complexo, mas não é. Ter o cuidado antes de começar seus estudos, criar um planejamento sobre o que, como, onde e com quem estudar, faz total diferença no seus resultados.
  2. Não tem um Objetivo/Meta bem definidos
    Se você não consegue enxergar onde o seu esforço te fará chegar, tudo o que fizer precisará de muita energia e será gasta em vão. Fácilmente desistirá.
  3. Loop – Ciclo Vicioso
    Você continua fazendo as mesmas coisas que anteriormente não te levaram a lugar algum e você não consegue se desprender e faz sempre as mesmas coisas. O lado bom é que você aprendeu a criar uma rotina, a parte ruim é que ela te faz mal.
  4. Inscrições em diversos canais de conteúdo no youtube/facebook/instagram
    Qualquer convite que recebe ou pesquisa, investe o seu precioso tempo e já se inscreve para receber novas atualizações, aí no final das contas você segue 10 professores de matemática, 9 de português,… e assim por diante mas nenhum deles consegue de fato te ajudar.
    – “Ah, esse professor não tem didática para explicar”.  Não é que ele não tenha, é que você já está contaminada, aí ao invés de te ajudar, te atrapalha ainda mais. A crítica não é sobre o professor e sim sobre você.
  5. Sobrecarga de estudos – Máquina do Tempo
    Você sente-se sempre que precisa começar do absoluto zero, que é uma caixa vazia. Isso te deprime e desencoraja. Aí, você decide resolver isso na força bruta, estudar muitos conteúdos de diferentes matérias no mesmo dia, semana, etc, quando não, longas horas estudando sem equilíbrio ou técnica.
  6. Participa de Milhares de grupos de Estudo no WhatsApp e Facebook
    Na minha avaliação esse é um dos mais prejudiciais, pois causa uma sensação que você está fazendo alguma coisa e o resultado quando aparecer, te jogará lá para baixo. Estar em vários grupos, recebendo diversos PDFs, conselhos, dicas, sacadas, links não fazem de você um bom aluno. Você precisa saber se proteger, tanto pelo excesso e bombardeio dessas informações como a contaminação pelo desânimo alheio. “Ah, aqui no grupo 95% das pessoas ainda não começaram a estudar, então eu também não preciso começar agora“.
  7. Seu hábito de estudo se resume em “assistir” vídeos-aulas
    Não importa quantas horas você tem em assistir aulas sendo que você não realiza exercícios, não pergunta, não faz resumos ou cartões de revisões. Não confie na memória.
  8. Obcecado por correção da Redação
    Se você, durante seus estudos faz suas redações sem que haja preparo e use para melhorar e fica atrás apenas para saber a nota, sem se preocupar o que melhor nessa redação antes de fazer a próxima. Isso deixará a tarefa de escrita difícil pra você.
  9. Deixa para última hora (procrastinação)
    Não gosto de usar a palavra procrastinação devido a seu isso massivo para culpar ou julgar. Mas, vamos lá. Esse problema é o agravante do item 1 desta lista. Sem o planejamento, você sempre deixará para amanhã o que prrecisa fazer e o amanhã um dia chega. Geralmente é o último mês, última semana ou a véspera da prova que você está se preparando. Nçao caia nessa cilada.
  10. Nunca concluí algo
    Tudo que começa a fazer não termina. Iniciou um cursinho, estudo e já interrompe pela primeira dificuldade encontrada. 
  11. INTERNET ON FIRE
    Uma notificação e você interrompe seus estudos, por mais que seja a operadora do seu CHIP dizendo para que você recarregue seu celular. Você precisa se reeducar ao utilizar a tecnologia. Um dos hábitos mais difíceis de corrigir.

O TRATAMENTO

Você precisa exercer acima de tudo a dizer NÃO e se livrar do quanto mais melhor, do acúmulo, do excesso. E antes que você fale – “Ah Doutor, é só isso?” Aguarde.

Para cada um desses sintomas, obviamente precisa de atenção e trabalho personalizado para tratamento. 

Se você respondeu sim para um destes sintomas, você precisa fazer um DETOX em seus Estudos. Ressignificar o ato de estudar. 

O Detox removerá as impurezas e a confusão que vem sofrendo como:

  • OVERDOSE de Informação;
  • Constrangimento Intelectual;
  • Sobrecarga de Informação;
  • Não sentir evolução ou melhoria;
  • Aumento de Confusão;
  • Níveis de ansiedade cada vez mais frequente;
  • Traumas em decorrências das experiências e resultados ruins;
  • A transferência das dificuldades para outras áreas da sua vida;
  • Incapacidade e Inutilidade.

A primeira coisa a se fazer é se desapegar. Exclua todos as apostilas, links, acessos, assinaturas em redes sociais, canais de youtube. A partir da decisão de submeter ao DETOX, será o dia 1.

A partir deste estado, para cada um dos sintomas citados acima, você irá construir a sua própria maneira e priorização das coisas. As degustações de conteúdos de um professor ou outro, deve acontecer no máximo por 1 semana, e se for conteúdo de matéria semelhante a escolha. Esse tipo de critério ajudará na elaboração do seu Planejamento de Estudo. Se as apostilas que você baixou, nem abriu o arquivo para visualizar o conteúdo, já manda direto para lixeira sem peso na consciência. 

Você precisa sentir o gosto da vitoria, sentir  a realização por ter concluído algo. Encontrar pessoas para dividir as experiências e conquistas por realizar essa purificação nas suas formas e maneiras de estudar.

Sempre que alguém oferecer materiais, cria um crivo em se deve aceitar ou não. Critério 1 é NÃO. Será que realmente preciso? Em que isso me será útil, para qual objetivo vou utilizar?

O Detox dará a liberdade que a muito tempo foi tirada. 

O meu personagem como Dr, termina com esse postagem. Espero que o conteúdo tenha sido útil e possa te ajudar em seus objetivos e planos. Se e somente se, for do seu interesse, no canal do youtube, criei uma PLAYLIST chamada Plano de Estudo, será um bom aliado ao seu dia 1.

Grande abraço, Gregorio Queiroz


Gostou deste conteúdo? Talvez possa se interessar por esses também:

Fontes SEGURAS de Dados, Estatísticas e Informações para utilizar na redação

Em nossos conteúdos aqui no blog, compartilhamos técnicas e apresentamos ferramentas para ajudar o candidato no desenvolvimento e melhoramento da REDAÇÃO.

A redação é atributo que gera muita preocupação e é buscado com frequência pelo candidato Fatecano em nossos conteúdos.

Confira o conteúdo para conquistar mais consistência em seus argumentos e consequentemente na sua redação.

A LEI máxima para produzir redações cada vez melhores é a frequência  na produção de  textos. Quanto mais escrever, melhor será. Se você tem dificuldades para encontrar temas, reuni 58 assuntos para que você possa praticar.


A redação no estilo dissertativa argumentativa, quando optada pelo candidato, requer a validação de seus argumentos através de fontes confiáveis. Por isso sempre digo, ao optar por esse gênero, espera-se que o candidato traga todo o seu repertório sobre o assunto à tona durante a prova ou em seus estudos. Não tem margem para invenções e firulas. Quando você apresenta dados e informações, duas coisas acontecem:

  • Você mostra ao seu avaliador que está a par do assunto;
  • Você divide o peso sobre o julgamento com o autor da fonte, sobre o seu argumento. Restando ao avaliador considerar, se esse foi bem defendido. 

Obviamente, carece que a fonte seja de fato verídica, recomendando a origem da fonte.

Exemplos de uso:

  1. Segundo a pesquisa da PNAD (IBGE), a taxa de desocupação é de 13 milhões de pessoas, recorde de desemprego já registrado.
  2. Em 9 de junho de 2020, a CETIC.br – em sua coletiva de impressa o seu relatório anual do avanço do uso da Tecnologia na Educação ”Entre 2016 e 2019, a porcentagem de instituições públicas urbanas cujos pais ou responsáveis utilizaram perfis ou páginas em redes sociais para interagir com a escola passou de 32% para 54%“. 
  3. A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016 revela OPAS BRASIL (Organização Pan Americana da Saúde).

Uma ressalva para frases motivacionais (filosóficas)/citações de autores/chavões

É comum, o aluno durante a sua redação, encaixar uma frase de efeito para tentar impressionar o leitor. E apesar da frase isolada ser bonita, na maioria das vezes o seu uso é desnecessário e até prejudicial ao texto.

Por exemplo:

  • – Trabalho naquilo que você gosta e você nunca terá um trabalho (Zé);
  • – A esperança é a última que morre (Maria);
  • – A definição de loucura é fazer a mesma coisa uma vez e outra esperando obter resultados diferentes (Albert Einstein).

No exemplo da última frase, você encontrará diversos pseudos-criadores. Atribuem-se a determinado pensador/pessoa devido a sua importância e popularidade, diminuindo o espaço para a dúvida. 

Se frase do pensador não couber no tema, não force.

Fontes de Consulta para argumentos consistentes

Lembra quando disse que a melhoria na redação se dá com a escrita? O mesmo se vale para o uso das fontes. Por isso, a recomendação do exercício da produção de redações em ambientes de treinos se fazem necessário. São nessas situações que você irá melhorar consideravelmente o seu nível de convencimento em seus textos e argumentos. 

Nessas situações, não faça apenas a redação após pegar um tema. Realize o processo de plano para o texto, alimentando com as informações e conhecimento que você já possui, fazendo pesquisas em livros e na internet. Esse tipo de atividade causa um efeito colateral positivo em seus estudos. Pois te ajudará a conectar e ideias e mais ideias já desenvolvidas nesses ambientes de treino. 

Assista essa aula da nossa Playlist de Plano de Estudo, onde faço a demonstração aplicando as recomendações.

Desta maneira, você aprenderá uma habilidade de adaptação para o Vestibular que será o seu maior trunfo. A caça de fontes de dados e estatísticas, extraídas da própria prova e também aprender a usar as informações contidas nos textos motivacionais. Não é cópia ou plágio que estou falando!. Infográficos, Tabelas, reflexões, dados e estatísticas, opiniões de especialistas, etc.

Compartilho com você um arquivo que captei fontes para que você possa usar para realizar suas consultas e pesquisas de apoio.

Espero que o conteúdo tenha sido útil e você passe a ter argumentos e textos cada vez melhores.

Grande abraço, Gregorio.


Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Redação”