FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
Pela 11º vez consecutiva, o Centro Paula Souza realizou com sucesso, o Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia, o FatecLog 2020! E, por estarmos passando pelo ano da Pandemia de coronavírus, o evento que aconteceria nos dias 29 e 30 de maio de 2020, foi adiado e aconteceu na última sexta-feira e sábado dias 23 e 24 de outubro. E a Calculadora Fatec, participou do Congresso, que aconteceu de maneira virtual. Confira neste post tudo que rolou 😉
O FatecLog, é um evento acadêmico e profissional que reúne alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área da Logística e correlatas, como Gestão, Administração e Tecnologias da Informação. Sob a responsabilidade da Fatec Bragança Paulista, localizada na Região de Campinas, no FatecLog deste ano foram ministradas gratuitamente palestras com pesquisadores e profissionais destes setores.
Apesar de ter sido definido no ano passado, antes da crise do coronavírus, o tema desta edição do FatecLog parece ter sido escolhido por encomenda para o momento:
OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA REAL NO UNIVERSO VIRTUAL
“A virtualização dos processos logísticos já era uma tendência antes da Covid-19. Por meio de tecnologias digitais integradas, é possível acompanhar itinerários de transporte público ou a compra de um produto desde a separação da mercadoria no estoque da loja até o momento da entrega.”
professor da Fatec Bragança, Winston Andrade.
Na abertura do evento, tivemos uma palestra com o Dr. Orlando Fontes de Lima Junior com o tema “Real e Virtual: Dois lados da mesma moeda”.
Gradativamente o homem utililza a inteligência artificial para quase tudo. Mas, até que ponto o usuário da tecnologia artificial permitirá a influência da mesma em sua escolha de viver a vida humanamente? A riquíssima palestra do Dr Orlando Fontes, nos incentiva a pensar que embora a tecnologia seja amplamente explorada por nós, seres humanos, existem barreiras que nos faz incomparáveis as máquinas pelas quais tememos que nos tomem o lugar: a criatividade, a compaixão, a dúvida, o “questionar” e por fim, o espírito crítico.
Um tema importante que foi abordado no Congresso, foi:
TRANSIÇÃOPARA A BAIXA EMISSÃO DO CARBONO
Tivemos nesta parte do evento a participação da professora dr(a) Flavia Consoni, da UNICAMP, que é especialista em Politicas de baixa emissão, com ênfase em veículos elétricos.
Integrante do Projeto P&D Estratégico, Solução em Mobilidade Elétrica Eficiente, a professora dr(a) Flávia coordena alguns outros projetos voltados a esta área. No evento, apresentou um slide nos levando a analisar e entender a importância de um plano de mobilidade elétrica, levando em consideração que esta é uma tendência emergente, e que os modelos eletricos são zero emissão. Ela nos demonstrou ainda as importâncias dessas políticas e estudos e além de tudo isso, nos levou a refletir sobre o assunto como um todo. Considerando que um bom plano é aquele que envolva por exemplo, uma energia de alimentação para os modelos elétricos que venham também de fontes renováveis.
O evento contou ainda com 8 palestras com participações pra lá de especiais, e foram abordados assunto essenciais e profundos do universo logístico. Títulos como: “Futuro da logística, competências e habilidades necessárias”; “A mobilidade urbana, o possível esperado dentro da pandemia”; “Logística sem papel, com Dr Adauto Bentivegna Filho”, entre outros.
Vale muito a pena conferir, sendo que a playlist com todos os vídeos dessa edição estarão logo abaixo disponíveis, caso você tenha interesse.
https://www.youtube.com/c/FatecLogBragan%C3%A7aPaulista/videos?view=2&live_view=502
Aproveitar ao máximo todas as oportunidades e portas que nos são abertas enquanto alunos das instituições Fatec, enriquecem não só os nossos curriculos, mas a nossa bagagem cultural e nos trazem grandes oportunidades para o mercado de trabalho.
Boa leitura, e bons estudos!
Aline
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- O Tecnólogo pode fazer Mestrado ou MBA?
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
- Por que Aprender com o Khan Academy – Aprendizagem Híbrida e Auto Gerida
- A Fatec tem Bandejão Universitário?
- Pesquisa de Satisfação Vestibular Fatec – Análise Histórico Escolar – 2ºsem de 2020 – Calculadora Fatec
- Ferramenta FatecFlix dentro da Mentoria Fatec.Club
Por que Aprender com o Khan Academy – Aprendizagem Híbrida e Auto Gerida
Se você já me acompanha por algum tempo, já deve ter percebido, por algum outro material produzido, que aconselho e defendo o uso do Khan Academy para a preparação para o Vestibular da Fatec.
Com esse conteúdo, apresentarei os elementos pedagógicos que me fazem ser fervoroso com essa iniciativa, e caso ainda não tenha dada a merecida atenção, passe a considerá-la.
O Khan Academy
É uma Plataforma Educacional criada para democratizar o conhecimento com qualidade e em qualquer lugar. A plataforma possui cursos completos de Matemática, Biologia, Química, Física, Ciências, Português e Programação, entre outros.
A Khan Academy é uma das iniciativas pioneiras em educação a distância e consequentemente ao Ensino Híbrido. É um instituição sem fins lucrativos.
Com a evolução na Plataforma, o Khan Academy é recomendado para qualquer pessoa em qualquer idade que procura melhoramento em algum conteúdo específico, como por exemplo no completo de Matemática Avançada, matéria de ensino superior de diversos cursos.
Ensino Híbrido
É uma modalidade que surgiu com a tecnologia onde é proposto que a aprendizagem aconteça de forma mista. O Ensino Híbrido compartilha o método de aprendizagem convencional, em sala de aula, com o apoio dos conteúdos oferecidos dentro da Plataforma. É uma abordagem interessante e que será cada vez mais útil para as novas propostas pedagógicas e necessidades humanas.
Salman Khan
O nome da Plataforma recebe o nome de seu idealizador, o americano Salman Khan. Engenheiro e Matemático, preocupado com a dificuldade em que crianças possuíam com o ensino da matemática, iniciou seu trabalho publicando aulas e conteúdos em um canal no youtube em 2008, para que qualquer pessoa interessado pudesse localizar e se beneficiar do ensinamento.
Desta maneira, em 2011 é lançada a plataforma Khan Academy, que permite que o conteúdo seja estruturado e organizado da maneira que o aluno precisa para evoluir no aprendizado daquele assunto ou matérias com consitência.
Com isso, as aulas possuem tempo de duração de 20 minutos no máximo, o que facilita para que o aluno diariamente tenha contado com a ferramenta. Em 2014 a Plataforma Khan Academy é liberada para uso no Brasil com apoio da fundação Lemann, Instituto Natura, Instituto Península, Ismart e a Fundação Telefônica.
O estudante pode utilizar a plataforma tanto pelo computador como pelo aplicativo do Khan Academy na Google Play Store.
Khan no Mundo
O sonho de ajudar as pessoas a aprenderem matemática atingiu mais de 95 milhões de usuários cadastrados em 190 países. No Brasil, somos 4 milhões que recorrem ao Khan para maximizar oaprendizado nas áreas oferecidas na Plataforma.
Segundo levantamento da Khan Academy, somos o segundo país que mais acessam a Plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os conteúdos possuem traduções para 43 idiomas e conta com a comunidade de voluntários, parceiros e embaixadores para levar a plataforma ainda mais adiante.
Programa de Voluntariado e Parceiros
A Organização Khan Academy conta com aproximadamente 200 colaboradores e 136 estagiários, que auxiliam a expansão da iniciativa.
E, o que faz a mensagem ser transmitida da Educação gratuita, livre e com qualidade a chegar a mais alunos é a participação de voluntários que colaboram com as traduções para novos idiomas, o que são 43 até o momento. Na Khan Academy, há espaço para desenvolvedores, professores, designers, conteudista, ou seja, se você deseja ajudar, você tem espaço.
Parceiros e financiadores, ajudam para que a iniciativa cresça e esteja sempre em melhoramento, algumas das empresas que patrocinam a Khan Academy são: Google, Fundação Lemann, Bill and Melinda Gates Foundation, Oracle, e Walt Disney entre outros.
Como é o usar o Khan Academy constantemente
Dentro da plataforma, para isso você precisa ser cadastrado, você se matrícula em algum curso específico ou acessa um de forma avulsa, passa acompanhar as aulas em vídeos, sempre acompanhada de exercícios para a fixação do assunto recém descoberto e posteriormente submetido a prova para testar seus conhecimento na unidade específica.
Há ainda em algumas unidades, artigos de revisão, que facilitam ainda mais as explicações das aulas e dos exercícios recebidos. No final de cada conteúdo, você realiza um teste final para aferir seu conhecimento. A vantagem do uso do Khan Academy é personalização do aprendizado, possibilitando ao aluno determinar seu ritmo de dedicação e em caso de necessidade fazer as revisões de uma ou mais aulas.
Educação Híbrida
Necessita uma formação inicial para que o professor possa entender melhor como realizar a mesclagem do seu método tradicional de ensino com a ferramenta. Muitos docentes, podem ficar receosos com a questão da substituição do elo professor-aluno pela tecnologia, mas é exatamente ao contrário, se o professor usar corretamente, levará o conhecimento ao aluno com mais profundidade, sabendo personalizar as dúvidas e as dificuldades dele, já que utilizando a ferramenta, consegue acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, servindo o ambiente da sala de aula para otimizar o relacionamento entre eles.
Pioneirismo no novo Modelo de Ensino Básico
Além do destaque da da Plataforma, o Khan Academy, participou de um importante processo de remodelagem do ensino básico, adequando a plataforma os requisitos e desejos da proposta BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
BNCC na Educação Básica
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece na Educação básica (Infantil, Fundamental e Médio) que o aluno receba a melhor que a educação possível no seu desenvolvimento pedagógico para o seu conhecimento, competência e habilidades tanto práticas como emocionais em cada ciclo de série.
Definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a proposta da BNCC foi homologada em 2017 pelo MEC e estendida para todo o Brasil. A implantação do BNCC no currículo pedagógico é lenta, demanda capacitação aos responsáveis pela escola, professores e alunos.
A BNCC garante que estudantes de locais diferentes tenham acesso a conhecimentos se desenvolvendo por meio das áreas multidisciplinares do saber, sem que seja interrompido por alteração do local de estudo ou dos professores.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
BNCC no Khan
O Khan Academy, foi uma das iniciativas que abraçou a proposta do BNCC e reformulou seus conteúdos alinahdos com a BNCC. O curso de Matemática, desde da 1ª série até o final do ensino fundamental está contemplado dentro da Plataforma. O mesmo acontece com Ciências e o curso do Português neste momento encontra-se no 6º ano. Além disto conta com uma formação inicial ao docente para que possa colaborar no seu processo de formação com a BNCC.
https://pt.khanacademy.org/khan-for-educators/khan-academy-para-educadores
Professores com Turmas – no Khan Academy
O Khan Academy já realidade para muitos educadores, onde encontram uma grata solução para dinamizar o ensino-aprendizagem.
Se a turma deste professor, utiliza a plataforma, com indicadores do desenvolvimento individual, cada aluno aperfeiçoará o seu saber em seu ritmo, recebendo informações dos pontos de melhoras ou ainda receber indicações de recomendações de conteúdos extras para a sua melhora. No Brasil, mais de 200 mil educadores já utilizam o Khan Academy, beneficiando 4 milhões de alunos.
Alunos com Professores
Aos alunos que contam com o apoio dos professores no Khan, a possibilidade de reafirmar aprendizados obtidos em aulas com o educador e aplicar nos mais variados exercícios da Plataforma, tendo o aprendizado guiado pelas recomendações dirigidas pelo professor e a evolução acompanhada com as recompensas de medalhas que são conquistada com cada avanço na ferramenta em um ambiente gamificado.
Aprendizagem solo
Ao aluno que encontrou o Khan como uma oportunidade de revisar e aprender algum conteúdo com dificuldade ou falta dele, a garantia da consistência e organização, podendo voltar a anos anteriores em caso de dificuldade em algum assunto específico.
Se você até agora via a matemática como inimiga, imagina voltar desde o inicío do ensino em matemática e resolver esse problema de uma vez por todas?!
https://pt.khanacademy.org/about/impact
Benefícios do uso do Khan Academy
- Aprendizagem Personalizada;
- Conteúdo Confiável;
- Hierarquia do Conteúdo (que acontece em primeiro nível pelas séries);
- Ferramentas de Capacitação para Aluno e Professor;
- Gamificação para incentivar o aluno a persistir no aprendizado;
- Conteúdos Integrados com a BNCC;
- Ferramenta para Ajudar o Professor;
- Motivação do Aluno aprender o conteúdo no seu tempo e interesse;
KhanFatec – Vestibular da Fatec
Um dos nossos pilares de preparação para a Fatec é o uso massivo do Khan Academy para nortear a construção e o reavivamento do saber no aluno.
Desta maneira, conseguimos sugerir, identificar o ponto de partida que cada um dos alunos precisam determinar e a partir daquele momento o incentivo para a dedicação constante. Estimamos o compromisso mínimo de 1 hora diária para o pleno uso da ferramenta, com média de 60 horas/média para a conclusão de cada ciclo de série. Obviamente esse ritmo dependerá do seu engajamento e dificuldade.
Nossos professores são treinados para usar o Khan Academy e extrair o máximo de valor possível ao aluno e equilibrar com a preparação que este deve ter para realizar o vestibular da Fatec. Com o Khan Academy, conseguimos medir o desenvolvimento de cada aluno, e orientar o que precisa ser melhorado em cada área de aprendizado para aque atenda o seu objetivo do Vestibular.
Dentro das nossas comunicações, costumo apelidar o Khan Academy como a segunda chance de todos os alunos que passaram pelo ensino público e não tiveram a oportunidade da qualidade no ensino. Eis, o Khan, possibilitando a segunda chance, no seu tempo e gratuitamente.
Consulte o Relatório Anual de 2019 do Khan Academy
https://khanacademyannualreport.org/#learn-improve-repeat-the-khan-academy-way
Espero que tenha curtido esse conteúdo, onde compartilhei particularidade que fazem do Khan Academy a ferramenta ideal para todo e qualquer estudante. Seja este com o objetivo de concorrer a Vestibular, Concurso ou até mesmo aprimorar seu conhecimento em uma das áreas contidas na Plataforma.
Faça seu cadastro na Plataforma Khan Academy e aproveite abundância do conhecimento.
Grande abraço,
Gregorio
Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Ferramentas”
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- O Tecnólogo pode fazer Mestrado ou MBA?
- VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
- Cancelamento de Matrícula na Fatec
- Trancamento de Curso na Fatec
- Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
República / Moradia Estudantil
Esse é um conteúdo exclarecedor para o candidato na Fatec. O candidato deseja estudar na Fatec porém o curso que possui interesse é oferecido em outra cidade (unidade da Fatec), longe da sua residência ou vizinhanças.
Sou categórico no aconselhamento de que o candidato faça a escolha para o curso mais adequado as suas perpectivas pessoais e profissionais para não haver arrependimentos. Sendo assim, mesmo que o curso esteja distante por quilomêtros, não desanime isso não é o fim do mundo, considere a possibilidade deste conteúdo.
Moradia universitária
Uma das opções mais indicadas aos candidatos que estão concorrendo uma vaga distante da sua cidade de morada é dividir o aluguel com mais alunos na mesma situação. Desta maneira, assegurado um local para dormir e com infraestrutura para se alimentar e adequar suas rotinas de estudo e possivelmente de trabalho, o aluno pode aventurar-se por outras cidades e ter uma economia no aluguel. É uma experiência amadurecedora, já que muitos dos alunos vivem nos lares com seus familiares.
A Fama das Repúblicas
As repúblicas nem sempre é vista com bons olhos pelos pais ou até mesmos pelos alunos. Acreditam que por não ter uma figura responsável (Pai/Mãe), o ambiente pode ser somente de festas, desorganização, bagunça, drogas, ou seja, um ambiente que levará o tutelado a cometer esses hábitos e a piora no comportamento .
De fato existem muitas repúblicas que contribuem para que esse fama recaía sobre todas as outras, mas como tive muitos colegas moradores de república, sei que isso não é um verdade.
É bem simples, o aluno buscando encontrar o seu propósito de vida precisa estar em outros lugares, e a mudança de cidade é o caminho para isso, desta forma, precisa de um lugar para se viver. Sabendo do quão custoso é administrar uma casa, imagina ter que dar conta financeiramente de duas, no ponto de vista dos País ou responsáveis? Então, faz todo sentido em procurar algo que barateie o custo de vida em outra cidade para realizar seus estudos.
Como promover uma Boa Convivência
Obviamente, o interessado em dividir e compartilhar um espaço, precisa adotar algumas regras e comportamentos. Conversar com quem está oferecendo um espaço de república, conhecer os demais moradores, identificar perfil dos moradores e se já existem regras bem definidas de boa conviência.
É natural de qualquer pessoa demore um pouco para se adaptar a um novo padrão de convivência. Ter seu dia a dia acompanhado de desconhecido, pode gerar no começo estranheza. Mas no dia a dia, aprendem a respeitar os limites dos outros moradores e eles ao seu, como por exemplo, os hoários daqueles que trabalham enquanto você estuda, daqueles que dormem enquanto você está em casa, e assim por diante.
Punições, Multa e Expulsão
Ter um código de boa convivênia e regras é fundamental para a manutenção de todos os moradores, além em caso de alguém deixar de cumprir o combinado, possa ser punido, multado e em casos extremos expulso do convíveo dos demais. Por isso ter um processo de entrevistas para os candidatos, tem a sua vantagem.
Gastos Mensais e Responsabilidades
Se você escolher morar em uma república já equipada, normalmente com móveis e eletrodomésticos, terá que arcar apenas com o aluguel combinado, alimentação, e materiais de limpeza. Normalmente no valor do aluguel já está incluso o pagamento das contas de água, luz, IPTU e internet.
Para morar em uma república precisa ter equilíbrio financeiro, para manter a casa/apartamento. Essa é uma das principais dificuldades de qualquer pessoa que antes morava com os pais e não tinham essa responsabilidade. Como disse acima, essa experiência faz parte do processo de Amadurecimento.
Quero Montar minha própria Repúplica
É uma experiência ousada mas que se você tiver regras, paciência para intermediar, e responsabilidade financeira, é algo que você pode construir facilmente. Mas tenha sempre ciência, você basicamente é o capitão. E será o último a abandonar o barco. Para que não tenha uma rotatividade muito grande você precisa selecionar bem com quem passará a dividir seu espaço.
Alguns aconselhamentos como adiantamento de aluguel, assinatura de contrato, regras de conviência com assinatura de todos, juntamente com multas e punições para quem descumpri-las.
Para morar em uma república você precisará de:
Responsabilidade – cumprir com seus compromissos fielmente.
Comunicação – seja para requerer algo ou intermediar conflitos.
Paciência – Se você tem o costume de se irritar com qualquer coisa, morar em uma república será prejudicial a sua saúde. Precisa de paciência com você e com os demais.
Organização – Manter o seu espaço organizado e os espaços compartilhados também.
Administração Recursos Finaneiros – A maior dificuldade será a financeira, saber que o dinheiro acaba e o mês não é complexo. Precisa que coloque o seu padrão de uso do dinheiro mais baixo.
A República pode não ser para você
Tem pessoas que já possuem sua individualidade bem definida e conviver com desconhecidos, gera um desconforto. Para essas situações, talvez necessite dessembolsar mais no aluguel mas a paz de espirito compense. É através de kitnets já montadas ou quartos individuais em moradias estudantil, pondendo ficar mais encarecida mas a tranquilidade faz valer a pena o investimento.
E aí, esse conteúdo te ajudou? Te encorajou a bater as assas da cada dos país e realizar o curso que tem vontade?
Grande abraço,
Gregorio
Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Aluno”
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Cancelamento de Matrícula na Fatec
- Trancamento de Curso na Fatec
- Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
- República / Moradia Estudantil
- Maratona de Programação InterFatecs – Cursos de TI
- A Fatec tem Bandejão Universitário?
Maratona de Programação InterFatecs – Cursos de TI
Os alunos dos cursos tecnólogos das Fatec podem participar de uma competição de programação que acontece anualmente.
Devido a decorrência da pandemia do coronavírus, a próxima edição acontecerá totalmente online, podendo as inscrições ser realizadas entre os dias 01/10 até 26/10. A maratona acontecerá no dia 07 de novembro de 2020.
O evento é exclusivo para alunos da Fatec, sendo o segundo maior evento de programação do país, como uma preparação para a Maratona de Programação Nacional, em que demais instituições também participam. Participe!
As inscrições são feitas pelo professor responsável na sua instituição, forme sua equipe entre 3/4 alunos, independente do semestre.
Quando aluno da Fatec Sorocaba, participei em duas edições, com um melhor desempenho na segunda vez.
Mesmo que nessa edição você esteja nos semestres iniciais do seu curso, aproveite a oportunidade para se conectar com outros alunos e até mesmo com atmosfera da competição.
Você aplicará o conhecimento recebido nas aulas de programação nas questões, e pode ainda o seu professor treinador, direcionar aulas específicas para preparar melhor as equipes. É uma experiência incrível e você como aluno merece proporcionar isso ao seu currículo.
Como é a Prova?
Depende da fase e da banca organizadora, mas em média são 10 questões, em que cada resposta correta, você recebe um balão virtual e fisíco – isso aumenta a pressão dos competidores. A sede é uma das Fatecs, onde organiza e é responsável pela disponibilidade do Maratona Interfatecs.
No final do tempo previsto, a equipe que acertou mais desafios em menos tempo são os vencedores da edição daquela fase.
Certificado de Participação
Obviamente quanto mais fases a sua equipe seguir melhor é, porém o fato de você está disposto a uma atividade extracurricular já é um grande conquista e reconhecimento. Imagina, colocar essa conquista no seu curriculo? Bacana né?
Forme a sua Equipe
Convide seus colegas, são 3 participantes titulares e 1 reserva, em caso de algúem não poder participar. Após a isso, criem um nome para equipe que seja criativo e coloque medo nos adversários rs. Encontre o professor responsável para realizar a inscrição e participe desta próxima edição.
Para um melhor aproveitamento participe de alguns eventos e iniciativas de pré-aquecimento.
Espero que tenha curtido.
Grande abraço,
Gregorio
Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Aluno”
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Cancelamento de Matrícula na Fatec
- Trancamento de Curso na Fatec
- Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
- República / Moradia Estudantil
- Maratona de Programação InterFatecs – Cursos de TI
- A Fatec tem Bandejão Universitário?