O Tecnólogo pode fazer Mestrado ou MBA?
Muitos que se deparam com a opção da formação em tecnólogo, carregam essa dúvida, pelo menos durante as primeiras pesquisas.
O profissional tecnólogo é formado pelas instituições da Fatec – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.
Essa titulação, é reconhecida como de nível superior. Requisito para quem deseja um mestrado profissional, pós graduação, especilização ou um MBA (Master in Business Administration).
Um curso posterior à sua formação em tecnólogo(a), pode ser interessante para o profissional. Mesmo que através do curso realizado na Fatec, tenha conquistado uma habilidade técnica invejável, existem outros conhecimentos necessários no mercado de trabalho que talvez possam não ter sido o foco do curso que você tenha feito. Matérias ou conhecimentos de administração, gestão ou alguma outra área em especial por exemplo.
Desde 2002 os cursos superiores de tecnologia são reconhecidos como uma graduação de nível superior com a publicação da Resolução CNE/CP 3.
Minha experiência:
Enquanto aluno na Fatec Sorocaba em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no último semestre, consegui uma vaga como aluno especial na Ufscar Sorocaba para o curso de Mestrado em Ciência da Computação. Cheguei a realizar 6 meses comitantemente, enquanto finalizava meus estudos na Fatec, porém uma coisa importante, o qual me faltou naquela época, seria saber escolher um curso que atendesse aos seus desejos e objetivos profissionais. No meu caso, queria algo para área profissional, e o curso oferecido na Ufscar, possuía um viés mais acadêmico/científico.
Tipos de Cursos de Pós Graduação: Stricto sensu e Lato sensu
Tanto “lato sensu” como “strictu senso” são expressões que vêm do latim. Elas significam, respectivamente, “sentido amplo” e “sentido estrito”. Em outras palavras, se referem a cursos de pós-graduação em sentido mais amplo ou mais estrito.
O sentido “estrito” (strictu senso), é o que está mais ligado à interpretação acadêmica tradicional, ou seja, um mestrado, ou um doutorado focado em pesquisa e produção científica. Quem os conclui recebe títulos de mestre e doutor, e também exigem a produção de uma tese e monografia ao final do curso.
Já o sentido “amplo” (lato sensu) não está tão ligado a essa tradição. São programas de pós-graduação, que servem mais para ampliar o que foi aprendido na sua graduação, mas sem um vínculo acadêmico tão forte e estrito. Aqui compreende-se programas de especialização que incluem os cursos designados como Master Business Administration, MBA.
O doutorado é uma pesquisa acadêmica mais aprofundada que, em sua maioria, não tem como foco a aplicação prática para o mercado profissional mas também é um caminho possível para o estudante, sem que tenha que passar primeiramente pelo mestrado. É mais incomum, mas é possível.
Então, se deseja continuar seus estudos posteriores à Fatec, vá em frente. Mas faça o dever de casa e encontre o que melhor atenda às suas necessidades profissionais.
Grande abraço,
Gregorio
Visite também nossos demais conteúdos sobre o Vestibular:
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
- Por que Aprender com o Khan Academy – Aprendizagem Híbrida e Auto Gerida
- A importância de um BOM Título para a Redação
- Faça um DETOX em seus Estudos!
- Fontes SEGURAS de Dados, Estatísticas e Informações para utilizar na redação
- Como produzir 5x mais redações para o Vestibular da Fatec
- Pesquisa de Satisfação Vestibular Fatec – Análise Histórico Escolar – 2ºsem de 2020 – Calculadora Fatec
- Ferramenta FatecFlix dentro da Mentoria Fatec.Club
- Ferramenta Quizlet – Como usar para fazer os próprios resumos de estudos e lista de exercícios
VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
Da mesma maneira que ocorreu no Vestibular do 2ºsemestre de 2020, a formação da nova turma de alunos será dada pela “Análise de Histórico Escolar” em decorrrência da pandemia do coronavírus.
A expressão “Análise de Histórico Escolar” foi destacada, por não se tratar de uma análise e sim de uma composição aritmética de 2 notas de um período escolar.
Para a oferta do Vestibular do 1ºsemestre de 2021, o que mudará será o ano escolar para o preenchimento da informação das notas de Português e Matemática, sendo do 2º ano do ensino médio.
PRÉ-REQUISITOS
O Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2021, destina-se ao ingresso nos Cursos Superiores de
Tecnologia oferecidos pelas Fatecs – Faculdades de Tecnologia do CEETEPS, devendo o candidato ter concluído
obrigatoriamente o Ensino Médio até a data da matrícula, atendendo aos seguintes pré-requisitos:
- Para o candidato que concluiu o Ensino Médio regular: possuir Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Para o candidato que concluiu o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA e afins: possuir certificação de conclusão do Ensino Médio, expedida por órgão competente.
- Para o candidato que estiver cursando ou concluindo em 2020 o Ensino Médio regular ou a Educação deJovens e Adultos – EJA, ou afins: possuir Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.
Confira o Manual do Candidato
Calendário
Programação para o Processo Seletivo Vestibular 1º SEM/21.
- De 19/11 até as 15h do dia 23/11/2020 – Inscrições para isenção/redução da taxa de inscrição e envio por meio digital da documentação comprobatória, via upload, no site vestibularfatec.com.br
- De 25/11 até as 15h do dia 15/12/2020 – Inscrições do Processo Seletivo no site vestibularfatec.com.br
- A partir de 01/12/2020 – Divulgação no site vestibularfatec.com.br do resultado da solicitação de isenção/redução da taxa de inscrição
- De 01/12 até as 15h do dia 15/12/2020 – Inscrições no Processo Seletivo no site vestibularfatec.com.br para os candidatos beneficiados com a isenção/redução da taxa.
- 30/12/2020 – Divulgação da Lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas
- De 04/01 até as 23h59 do dia 05/01/2021 – Período para recurso e retificação das notas e documentação dos candidatos que tiveram as inscrições deferidas/indeferidas
- 14/01/2021 – Resultado dos recursos e das retificações de notas/documentos
- 20/01/2021 – Divulgação da lista de classificação geral e da 1ª lista de convocação dos candidatos
- De 21/01 até 22/01/2021 – Recebimento de documentos de matrícula pelo site vestibularfatec.com.br
- De 28/01 até 29/01/2021 – Matrícula da 1ª lista de convocação
- 01/02/2021 – Divulgação da 2ª lista de convocação
- 02/02/2021 – Matrícula da 2ª lista de convocação
Valor da taxa de inscrição
R$ 39,00 (trinta e nove reais)
As inscrições para o Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2021, serão efetuadas somente pelo site
www.vestibularfatec.com.br.
- A Fatec deverá disponibilizar, microcomputador (es) e acesso à internet, aos candidatos interessados em realizar a inscrição para o Processo Seletivo Vestibular.
- Caberá a Unidade de Ensino, determinar o horário de funcionamento para a realização da inscrição no Processo Seletivo Vestibular. O candidato deverá entrar em contato com a Unidade para verificação do horário de atendimento (consultar o Anexo IV deste Manual).
- Somente será admitido na Unidade de Ensino para atendimento presencial o candidato que estiver portando máscaras de proteção facial com cobertura de nariz e boca, respeitando as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza.
Nosso Posicionamento
Nós já nos posicionamos logo após a divulgação do semeste anterior (2ºsem 2020) contra esse formato escolhido de “Análise de Histórico Escolar”, onde claramente desprivilégia a Educação e inaltece a desigualde e o que é feito não é uma ANÁLISE.
Continuamos com a mesma conduta, agravado ainda que houve tempo hábil suficiente para oferecer algo mais justos aos interessados ao Vestibular da Fatec.
Mesmo assim, disponibilizamos a interesse dos candidatos na Fatec nossa ferramenta para Calcular sua nota.
https://www.fatecclub.gregmaster.com.br/calcular-nota-analise-historico-escolar-vestibular-fatec
Saiba mais sobre nosso movimento:
Abraços,
Gregorio
Visite também nossos demais conteúdos sobre o Vestibular:
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
- Por que Aprender com o Khan Academy – Aprendizagem Híbrida e Auto Gerida
- A importância de um BOM Título para a Redação
- Faça um DETOX em seus Estudos!
- Fontes SEGURAS de Dados, Estatísticas e Informações para utilizar na redação
- Como produzir 5x mais redações para o Vestibular da Fatec
- Pesquisa de Satisfação Vestibular Fatec – Análise Histórico Escolar – 2ºsem de 2020 – Calculadora Fatec
- Ferramenta FatecFlix dentro da Mentoria Fatec.Club
- Ferramenta Quizlet – Como usar para fazer os próprios resumos de estudos e lista de exercícios
Cancelamento de Matrícula na Fatec
No conteúdo anterior compartilhei uma informação para que alunos que tenham interesse em interromper a graduação temporariamente possam fazer sem prejuízos com a perda do vínculo com a unidade de ensino. Caso, esse situação se adeque mais a sua necessidade, faça a leitura:
Esse conteúdo, é para alunos com a necessidade de desvincular da Fatec, ou seja, deixar de ser aluno na instituição. O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da matrícula no curso de graduação, não havendo possibilidade de retorno posterior ao curso.
Existem duas situações que podem ocorrer o cancelamento da matrícula, por manifesto do aluno ou de forma administrativa, caso o aluno deixe de cumprir algum requisito previsto no Manual do Aluno ou até mesmo o “jubilamento” – tempo máximo para a conclusão do curso.
Para que não haja confusão, existe ainda uma 3ª possibilidade que é o desistência da matrícula de uma ou mais disciplinas. Desta maneira o aluno interrompe a matéria para que seja cursada semestres adiantes, mas com esse artefato, o aluno ainda continua frequentando a faculdade para as demais matérias em que está matriculado. naquele semestre.
Motivos para o Cancelamento de Matrícula:
- Cancelamento a pedido do aluno na secretaria da instituição (formalização);
- Constatada a ausência injustificada do aluno ingressante por concurso vestibular em todas as aulas das 2 primeiras semanas do primeiro período letivo regular;
- O aluno matriculado em outra instituição pública de ensino superior. Não se pode gozar de 2 benefícios concomitante;
- O aluno ingressante não obtiver aprovação em nenhuma das atividades curriculares em que está matriculado no primeiro período letivo regular correspondente ao seu ingresso;
- O aluno não concluir seu curso de graduação no prazo máximo fixado para a sua integralização, não computados os trancamentos de matrícula (Jubilamento);
- O aluno for condenado à pena de expulsão em processo disciplinar.
O cancelamento a pedido do aluno, pode ser por diversos motivos, como por exemplo, aprovação em outro curso por outra universidade ou até mesmo na Fatec, sendo que nao momento da realização da matrícula no novo curso, é necessário que a matrícula anterior já esteja cancelada. E obviamente, uma vez cancelada, não é possível retroceder.
Materiais de Consultas
Espero que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas em relação ao cancelamento de matrícula na Fatec.
Grande abraço,
Gregorio
Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Alunos”
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- O Tecnólogo pode fazer Mestrado ou MBA?
- VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
- Cancelamento de Matrícula na Fatec
- Trancamento de Curso na Fatec
- Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
Trancamento de Curso na Fatec
Em reta final de semestres, uma decisão drástica pode ser desejada pelo aluno Fatecano. O trancamento do Curso ou em casos mais drásticos, o cancelamento da Matrícula.
Nesse conteúdo vamos explicar o Trancamento de Curso, os motivos que fazem ser solicitadas e quando é uma boa ideia ou não.
A solicitação do trancamento, é a suspensão das atividades acadêmicas relacionados ao curso do aluno. Significa que o aluno não pretende continuar o curso, dependendo da escolha, os semestres seguintes de forma definitiva ou temporária.
Trancamento de Matrícula
Procedimento administrativo em que o aluno poderá, respeitando as regras acadêmicas, solicitar a suspensão do seu curso sem perder o vínculo com a Fatec, sua matrícula continua registrada.
O trancamento pode acontecer por duas vezes de forma consecutiva ou não. A duração do trancamento é o período letivo (semestral), ou seja, caso ainda precise continuar afastado da instituição pode solicitar mais uma vez.
O pedido de trancamento de curso, acontece no período de matrícula e rematrícula, onde o aluno demonstra que não pretende cursar o período seguinte. Obviamente, o aluno recém recebido na instituição, precisará completar um período letivo para possuir direito ao trancamento. Com o cancelamento da Matrícula, o aluno não poderá cursar nenhuma matéria do seu curso na Fatec.
Situações que comuns para solicitar o trancamento:
- Intercâmbio internacional particular não intermediado pela instituição de ensino;
- Mudança de cidade;
- Alteração de horário de trabalho;
- Dúvida sobre o curso e escolha de uma nova graduação desde que não acumule benefício público (apenas em faculdades privadas em que o aluno não goze de benefício público, ou seja, pague as mensalidades);
- Experiência de trabalho diferente do estágio obrigatório;
- Doença;
- Serviço Militar;
- Intercâmbio nacional, ou por qualquer outro motivo.
Como solicitar o trancamento da matrícula?
Para realizar o trancamento o aluno deve solicitar na secretaria da faculdade o requerimento ou formulário, é possível ser obtido online caso a faculdade forneça em seu site o trancamento de sua matrícula.
A solicitação não é concedida automaticamente, pois passará primeiramente por análise da coordenação de seu curso, que deve avaliar se o motivo para trancamento é válido e foge à escolha do aluno, ou se estiver fora do prazo estipulado no calendário acadêmico para esta solicitação, a mesma será indeferida.
A solicitação será analisada, sendo que, se o(a) aluno(a) já possuir dois trancamentos, ou se estiver fora do prazo estipulado no calendário acadêmico para esta solicitação, a mesma será indeferida.
Em quais situações não é permitido o trancamento de matrícula ao estudante?
I – Estudante matriculado no primeiro ano do curso;
II – Estudante transferido, no mesmo ano em que obteve a transferência;
III – Estudante que esteja respondendo a processo disciplinar.
Trancamento Excepcional
Em casos excepcionais e principalmente em questões de doença grave ou incapacitante, o acadêmico poderá solicitar à coordenação de curso o trancamento especial de matrícula.
Para solicitar o trancamento em caráter excepcional, o aluno deve realizar o mesmo procedimento de trancamento, apresentando as justificativas que caracterizam a excepcionalidade.
O trancamento excepcional não será computada para fins de solicitação posterior de trancamento regular e para fins de integralização curricular.
Em tempos de pandemia, foi a alternativa encontrada para que alunos conseguissem administrar melhor a situação ocasionada pelo uso do EaD (Ensino a Distância).
Lembrando que o aluno tem o prazo de cinco anos ou dez semestres para concluir o curso. Caso não conclua neste prazo, a matrícula é cancelada.
Trancamento de Matéria/Disciplina
O aluno poderá realizar a trancar disciplinas no período determinado pelo Calendário Acadêmico, obedecendo ao limite mínimo a cursar no semestre atual.
Assim como o trancamento do curso, a solicitação deverá ser realizada na secretaria da instituição ou via site para registro no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica).
As solicitações de desistência serão indeferidas, caso:
- o aluno já tenha solicitado desistência da disciplina anteriormente;
- seja uma disciplina em que a matrícula for obrigatória (artigo 42);
- não obedeça ao limite mínimo de disciplinas a cursar no semestre atual.
Materiais de Consultas
- Artigo 35 da Seção III do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação – Deliberação CEETEPS 12, de 14/12/2009.
- Artigo 42 do Regimento Unificado das FATECs—Deliberação CEETEPS 07, de 15/12/2006.
- Formulário de Trancamento de Curso Atualizado – 2020
Espero que o conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas.
Grande abraço,
Gregorio
Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Alunos”
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- O Tecnólogo pode fazer Mestrado ou MBA?
- VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
- Cancelamento de Matrícula na Fatec
- Trancamento de Curso na Fatec
- Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia
Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
A Semana da Tecnologia é um dos tradicionais eventos que acontecem nos ambientes acadêmicos: Escolas Técnicas, Faculdades e Universidades. É um evento de para estimular a extensão universitária e conhecimento profissional aos alunos.
A ocorrência da semana da tecnologia pode ser semestral ou anual, vai depender da equipe organizadora e pedagógica.
O termo semana, indica que naquele período, as aulas, provas e atividades serão interrompidas para a realização do evento.
Obviamente, que cabe a quem organiza definir a programação do evento antecedência para a realização naquelas datas, já que, precisa atender a temática da semana, os palestrantes, inscrições para a participação e até mesmo a divulgação para o público externo.
Em ambientes universitários onde há muitos cursos e interesses diversos, cabe a cada Coordenadoria do curso estipular a realização do evento para os cursos relacionados.
O Evento
Para os alunos, em primeiro momento é uma espécie de alívio devido ao interrompimento da rotina de aulas, provas e trabalhos, uma semana de saco cheio formalizada para quebrar a rotina e tranquilizar.
Aos organizadores, a idealização de assuntos de acordo com as demandas e temas novos do mercado. A oportunidade em oferecer assuntos/conteúdos que dificilmente os alunos receberão na faculdade mas podem fazer uma enorme diferença na sua profissionalização.
Geralmente, além das palestras, são oferecidos minicursos, exposições de trabalhos como de TCC/TG ou mostra de projetos de alunos.
A Experiência
O aluno participante, terá a oportunidade em receber notícias e novidades de um porta voz do setor, que possivelmente tem formação relacionada a área do estudante.
Além dos conteúdos compartilhados pelos palestrantes, os minicursos, podem ajudar o aluno a escolher ideias e temas para o seu trabalho de conclusão de curso ou até mesmo, enviar o seu currículo na empresa destes convidados.
Os alunos recebem certificado de participação e presença, o que pode ajudar na comprovação de horas complementares ou adicionar no currículo.
Palestrante
Em muita das situações, o palestrante já teve algum relacionamento com aquele espaço educacional, já foi aluno, professor ou frequentador. O palestrante é voluntário, ou seja, não recebe nada para contribuir e fomentar o conhecimento com os alunos. Por isso é legal a participação e o prestígio ao profissional. Afinal, está doando o tempo de trabalho, lazer para entregar o melhor aos alunos. Ao palestrante, o sentimento principal que faz aceitar o convite é a gratidão e retribuição pelo seu desenvolvimento profissional que obteve pelo acesso a educação de qualidade.
Organizadores
Na minha época de aluno quem organizava a Semana da Tecnologia era os professores e coordenadorias, e era costumeiramente repetidos temas e palestrantes. Na fatec Sorocaba, onde me formei, houve uma proposta ousada, onde montou-se um comitê de alunos para planejar a semana da tecnologia, revolucionando a dinâmica e ritmo. Proposta que seria muito proveitosa se fosse realizada nas demais unidades.
Público
Ao público, massivamente composta pelos alunos, aproveitar a experiência e estreitar relacionamento e interesse, afinal pouco tempo depois estará formado e pronto para novas oportunidades de trabalho. Mas, mesmo que você não seja aluno, você pode frequentar a Semana da Tecnologia, e é indicado para o mesmo objetivo: Relacionamento.
Minha Experiência
Já estive dos dois lados, como aluno prestigiando apresentações na semana tecnológica tanto nas Escolas Técnicas – ETEC como na Fatecs, e também a oportunidade em palestrar em algumas ocasiões.
Devido ao episódio de Pandemia pelo Coronavírus, esse evento aconteceu de forma online, mostrando a sua importância para o currículo do aluno.Espero que tenha apreciado a leitura e obtido mais conhecimento em relação a Semana da Tecnologia.
Abraços,
Gregorio
Confira também nossos outros conteúdos sobre o tema “Eventos”
- Passei na Fatec!!
- Impasse do Orçamento na Educação X Fatec
- P-Tech – AMS – CPS
- Vale a pena interromper um curso na Fatec para fazer outro curso?
- O Tecnólogo pode fazer Mestrado ou MBA?
- VESTIBULAR FATEC – 1º SEMESTRE 2021
- Cancelamento de Matrícula na Fatec
- Trancamento de Curso na Fatec
- Semana da Tecnologia Universitária na FATEC
- FatecLog 2020 [ONLINE] – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia